Serrinha dos Pintos/RN: 16º Retiro de Carnaval com Cristo/2014

O Retiro de Carnaval promovido pela Renovação Carismática Católica de Serrinha dos Pintos/RN, este ano esteve em sua 16º edição, com o tema “Reunidos num só corpo pela força da cruz”. O evento foi realizado no período de 01 a 04 de março do decorrente ano, e conseguiu atrair jovens de 21 cidades do nosso estado, que são elas: Martins, Umarizal, Olho D’água dos Borges, Patú, Antônio Martins, Lucrecia, Frutuoso Gomes, Viçosa, Taboleiro Grande, Severiano Melo, Itaú, Rodolfo Fernandes, Governador Dix-Sept Rosado, Felipe Guerra, Portalegre, Mossoró, Pau dos Ferros, Caraúbas, João Dias, Apodi e Rafael Godeiro. Chegando a um total de 702 jovens que estiveram alojados durante os quatro dias de retiro. Juntamente com os nativos, chegando a um total de 1.300 pessoas acompanhando ativamente o evento. 

A programação foi bastante diversificada e preparada inteiramente para entreter os jovens que buscaram por um carnaval sem drogas, alcoolismo ou prostituição. A missa de abertura foi presidida pelo Bispo da Diocese de Mossoró, Dom Mariano Manzana, em seguida, ao som da Banda Patú Louvar da cidade de Patú tivemos o Arrastão da Alegria pelas ruas da cidade e o encerramento da noite com o DJ JAN da cidade de Santa Cruz, com a EletroCristo no espaço do ED Club. 

O segundo dia foi de muita pregação, louvor e palestra com a participação do Pe. Maciel da Paróquia de Apodi e com Mazinho - Coordenador Estadual do Ministério de Cura e Libertação - RCC/RN. A noite houve a missa de cura e libertação, seguido do Lual de Cristo, onde todas as caravanas tiveram seu momento de apresentação, com seus ministérios de música ou artes. 

No terceiro dia os jovens foram apreciados com um encontro com a natureza, fizeram uma trilha com destino ao Talhado de Seu Manoel, onde se depararam com cenário de rochas, muito verde e uma belíssima vista. Paralelo a trilha, acontecia a missa dedicada a todos os idosos da cidade. Durante a tarde, houve mais pregações, orações e louvores presididos por Condinho- Coordenador Estadual da RCC/RN e por Françui- Coordenador Estadual do Ministério Jovem- RCC/RN. Em seguida, houve o Arrastão intitulado por “TUM TUM TUM de Deus”, uma batucada que seguiu até a praça principal Valentim Guinter e foi finalizada com oração. A noite do terceiro dia, foi encerrado com os Shows do Ministério de Música Me Chamastes da cidade sede do evento (Serrinha dos Pintos) e da Banda Cearense ShalomGod. 

No último dia de evento foi à vez da criançada, um momento exclusivo para entretenimento e evangelização presidido pela Irmã Juliana de Mossoró. Em seguida, aconteceram as oficinas de mobilização em prol da Campanha da Fraternidade 2014 com o pároco da cidade Pe. Possídio Lopes. Durante a tarde, mais louvor, pregação e oração. E a noite, houve a missa de encerramento e o logo em seguida o show com a banda Swing Louvor da cidade de Mossoró. 

O Evento mobilizou ativamente mais de 40% da nossa população. Os patrocínios de empresários, religiosos e simpatizantes e a contribuição de todos os voluntários foram de suma importância para realização do mesmo. A Prefeitura Municipal de Serrinha dos Pintos concedeu todo o apoio necessário para sua realização e já se dispôs para trabalhar em prol dos próximos retiros. E a Prefeita Rosania Teixeira, ainda declarou que os eventos religiosos são propícios a haver um resultado mais favorável no sentido de manter uma cidade mais organizada e a ser um diferencial em meio a tantos outros tipos de festividades carnavalescas que já acontecem na região do Alto Oeste Potiguar. E frisou que “Este é um tipo de evento que muitos jovens necessitam, e nós podemos oferecer isto a eles!”. 

Como em todo evento, sempre haverá os impactos positivos e os negativos, contudo, o que este tipo evento cultural pode causar na cidade realizadora é um significativo impacto econômico para os comerciantes locais. A intenção é transformar a cidade e o olhar de seus habitantes para que tenham condições suficientes para receber os visitantes em todos os dias desse feriado e tornar Serrinha dos Pintos famosa por sediar um dos maiores Retiros de Carnaval Religioso do Rio Grande do Norte. 

VEJA AS FOTOS: 

Fonte e Fotos: Rosimery Lemos 
(Sec. de Turismo e Cultura)

Postar um comentário

0 Comentários