Enviado por um leitor do blog : Que lugar é esse, onde provas de um concurso valem mais do que pessoas?


Hoje encontrei com um amigo que não via há muito tempo. Esse amigo me trouxe uma informação que eu não tinha conhecimento, nem de agora nem de antes. Essa informação me deixou inquieto, e fique me perguntando como pode isso acontecer, a que ponto chegamos e a que ponto chegaremos ainda.

Esse meu amigo me informou que havia uma concentração de policiais militares nas agências dos correios em todas as cidades onde irão acontecer as provas do ENEM/2013. E ele me disse mais, desde a chegada das provas nas agências desses correios até a distribuição delas nas escolas elas serão escoltadas por policiais.
Quando eu soube disso fiquei indignado. – Como pode isso acontecer?

Todo dia acontece assaltos às agências dos correios, há agências que são assaltadas até duas vezes por mês. Muitos atendentes dos correios estão traumatizados pela onda de assaltos, alguns estão até fazendo tratamento psiquiátrico, e os candidatos a um emprego público ficam um tanto quanto assustados e temerosos a concorrer a uma vaga nesta empresa pública.

A segurança nos correios não existe. Cem por cento das agências não tem um vigilante se quer. Os policiais que faziam a vigilância nas agências foram obrigados a deixar de realizar essa atividade (eu até entendo isso). Mas, para que não fraudem as provas de um concurso, no caso o ENEM, são direcionados policiais para garantir a “segurança” desse material.

Como pode isso? A segurança, o sigilo dessas provas é mais importante do que as vidas que estão nesses estabelecimentos trabalhando diariamente? Concordo com o sigilo, sou totalmente a favor, mas também sou totalmente a favor que os correios coloquem vigilantes para dar o mínimo de segurança, tanto aos trabalhadores quanto aos usuários daquele sistema.

Vamos pensar...

- Em todas as agências bancárias do país você encontrará sempre, no mínimo dois vigilantes, armados e treinados.

- Em todas as agências bancárias do país existem portas giratórias com detectores de metal.

Por que será?

Ah! Talvez seja porque nas agências bancárias movimentam valores.

Mas nos correios também não movimentam valores?

Não há transações financeiras?

Por que não há vigilantes lá também?

Por que não há portas giratórias com detectores de metal?

Por que os correios não se mobilizam em prol disso (a direção da empresa)?

Vigilantes, portas giratórias, detectores de metal, isso vai impedir que aconteça assaltos? A resposta é NÃO. Mas vai intimidar a ação dos assaltantes.

A grande prova da ação eficaz dos vigilantes nos bancos é a redução de assaltos a bancos em horário de funcionamento, como acontecia antes; o que levou ao aumento do índice de assaltos às agências dos correios nesse horário.

Mas, o que o meu amigo me falou hoje me deixou muito indignado, muito revoltado com o descaso da direção desse órgão e da administração pública federal com os seus funcionário/colaboradores.

Fica aqui a minha revolta com essa inversão de valores: sigilo de informação vale mais do que vidas.

Esse lugar é o Brasil.

Apodi/RN, 26 de outubro de 2013

Irani Benicio

Postar um comentário

0 Comentários