Pequenos peões imitam gente grande ao montar carneiros em Barretos


O pequeno Ramon Amaral, de 8 anos, encara a prova no carneiro (Foto: Érico Andrade/G1)     
O pequeno Ramon Amaral, de 8 anos, encara a prova no carneiro (Foto: Érico Andrade/G1)
Em Barretos, onde acontece a maior Festa do Peão da América Latina, montaria não é coisa só de gente grande. Na tarde desta sexta-feira (17), os enormes touros, famosos pelos desafios na arena do Parque do Peão, cederam espaço aos carneiros para que meninos com idade entre 4 e 8 anos pudessem experimentar a adrenalina de participar de um rodeio.
A prova aconteceu na arena do Parque do Peãozinho e, como na montaria profissional, a criançada encarou a disputa com responsabilidade e coragem. Com direito a locutor, arquibancadas e palhaços, os pequenos competidores em trajes típicos, se mantiveram firmes no desafio.
Conhecido como rodeio em carneiros, a prova é na verdade uma corrida, onde os animais saem em disparada dos bretes com o peãozinho em direção à outra ponta da arena.
Ramon faz pose de campeão em Barretos  (Foto: Érico Andrade/G1)Ramon faz pose de campeão em Barretos
(Foto: Érico Andrade/G1)
Peãozinho urbano
Com pose de campeão, estava o estreante Ramon Amaral dos Santos Menezes, de 8 anos. Acompanhado dos pais Luciano Soares Menezes e Franciele Amaral, Ramon veio do Rio de Janeiro (RJ) para conhecer a festa de Barretos e competir.
A mãe conta que a paixão do menino por rodeios é algo inusitado. “Nós temos um sítio e ele adora cuidar dos animais que temos lá. Começamos a frequentar rodeios por causa dele. Foi o Ramon que descobriu pela internet a prova da montaria em carneiros aqui em Barretos. Aqui estamos”, diz Franciele.
Entusiasmado, o menino fez bonito ao montar o carneiro pela primeira vez na vida. “Eu agarrei bem forte nele e não caí. Segurei bem firme e foi muito legal”, diz Ramon. Habituado à cidade onde mora, o menino é categórico ao responder qual ambiente prefere. “Eu gosto mais de fazenda do que de praia”.
Montaria no sangue
Concentrado e atento às dicas da mãe, o pequeno Felipe Cunha, de 8 anos, também encarou a prova com seriedade. Filho da competidora de Três Tambores, Simone Zamora Cunha, Felipe encara o mundo dos rodeios com naturalidade. “Ele gosta muito do universo e eu o incentivo. Está no sangue”, diz Simone.
A montaria em carneiros é rotina para Felipe que sempre pratica a atividade na fazenda da família. “Eu acho muito legal. Já é o segundo ano que participo. Eu seguro bem forte e sigo firme até acabar a arena”, diz. “Meu sonho é ser um grande peão”.
Felipe Cunha, de 8 anos, pratica a montaria em carneiros na fazenda da família (Foto: Érico Andrade/G1)Felipe Cunha, de 8 anos, pratica a montaria em carneiros na fazenda da família (Foto: Érico Andrade/G1)

 

Postar um comentário

0 Comentários