Carne de Porco não é rísco

Notícias sobre a morte de humanos devido à Gripe A (H1N1), popularmente chamada de gripe suína, tem preocupado os consumidores da carne de porco. Mas, segundo o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), o produto está fora de perigo e pode ser consumido com segurança em qualquer parte do mundo.Segundo o ministério, os produtos da suinocultura brasileira não oferecem risco de disseminação de doenças.

O Sistema Brasileiro de Defesa Animal - responsável pela sanidade e inspeção de produtos de origem animal - inclui todo o controle sanitário do plantel e a inspeção ante e post-mortem dos animais no abate por médicos veterinários oficiais, visando assegurar a qualidade e a conformidade do produto, assegura o Ministério. "Mesmo se o animal estivesse infectado, o consumo não representaria risco para o ser humano, desde que realizado o cozimento da carne a 70 ºC", diz o Mapa.

A Influenza A é uma doença respiratória aguda (gripe), causada pelo vírus A (H1N1), de distribuição global e elevada transmissibilidade. O vírus é transmitido de pessoa a pessoa, principalmente por meio da tosse ou espirro, e de contato com secreções respiratórias de pessoas infectadas.

Postar um comentário

0 Comentários