CARTOGRAFIA SOCIAL NAS COMUNIDADES DE APODI – RN


No período de 5 a 9 de outubro de 2015, foi realizada a segunda etapa de produção dos mapas sociais elaborados pelas comunidades das quatro regiões (Chapada, Vale, Areias e Pedras) do município de Apodi – RN. 

Através do mapeamento participativo, foi possível demonstrar o cultivo de diferentes alimentos; a criação de animais; a produção de mel, castanha de caju, artesanatos, polpas, leite e derivados; a presença de diversas associações, cooperativas, grupos de jovens e grupos de mulheres; as práticas de manejo da caatinga; a utilização de plantas medicinais; os diferentes usos da água; as tecnologias de convivência com o semiárido (como as cisternas e as barragens subterrâneas) e as principais propostas das comunidades para suas regiões. 

Essas informações revelam a importância da agricultura familiar de Apodi para a produção de alimentos saudáveis, a preservação do meio ambiente, a prática de um trabalho digno e a construção da Agroecologia. Mostram, ainda, a necessidade de valorizar tudo isso através dos mapas e de outras formas de comunicação. 

Durante a semana, também foi realizada uma aula com as turmas dos cursos de Agroecologia e ProJovem Campo - Saberes da Terra da Escola Estadual Valdemiro Pedro Viana (Comunidade de Santa Rosa II). Esse momento foi bastante participativo e contribuiu para que diversas informações fossem acrescentadas aos mapas. 

As atividades contam com o apoio do Sindicato dos Trabalhadores e das Trabalhadoras Rurais de Apodi, da Comissão Pastoral da Terra e de dois grupos de pesquisa da Universidade Federal do 

Ceará: o Laboratório de Geoprocessamento e o Núcleo Trabalho, Meio Ambiente e Saúde (TRAMAS-UFC).