Apodiense que mora na zuna rural estão pagando para colocar iluminação publica

Agricultores do Sitio Santa Rosa 1, estão pagando 70 reais para colocar Iluminação publica que é dever da prefeitura colocar.  Os 70 reais é para comprar o braço que coloca nos poste e resto a prefeitura coloca ´´ o resto das coisa é mais baratas´´ 
Isso é uma vergonha 

Prefeituras devem garantir iluminação pública de qualidade

-Do G1 PA:A iluminação pública é um dever dos municípios, que investem o dinheiro que é cobrado dos moradores na taxa de energia elétrica. Em Belém, a opinião é unânime: iluminação eficiente traz a sensação de segurança. “Uma rua bem iluminada já coíbe a ação de ladrão, de qualquer pessoa que esteja mal intencionada”, diz o músico Nazareno Moraes. Para a funcionária pública Arminda Baganha, os benefícios da iluminação são ainda maiores. “Além da segurança contra violência, tem a segurança no andar, no caminhar, se enxerga melhor”, afirma.

E quando a rua é mal iluminada e as lâmpadas não dão conta de garantir a claridade? Na rua onde mora o marítimo Zacharias Souza, a iluminação pública é um problema. “Quando chega a noite, as lâmpadas funcionam uma hora, depois apagam”, conta.

A iluminação pública é assunto da prefeitura. O município tem o dever de iluminar as ruas, praças, tunéis, paradas de ônibus e outros bens públicos, como fachadas de prédios históricos e monumentos. A prefeitura também deve fazer a manutenção, a renovação e a expansão
do sistema.

Segundo o engenheiro elétrico Heliomar Figueira, uma lâmpada queimada deve ser trocada
em até 72 horas. “O cidadão tem que procurar a prefeitura. Caso não tenha uma empresa
terceirizada que trabalha para a prefeitura, tem que ver com o município qual a secretaria responsável por aquela área, e reclamar”, explica.

Os municípios têm uma verba específica para não deixar ninguém no escuro. Todo mês na conta de luz vem a cobrança da contribuição de iluminação pública, que o morador tem que pagar. A empresa Centrais Elétricas do Pará (Celpa) recolhe esse dinheiro e repassa às prefeituras, que são obrigadas pela Constituição Federal a usar esse recurso exclusivamente no sistema de iluminação da cidade.
O valor da contribuição é definido pelas prefeituras, e pode variar de acordo com a característica do imóvel: residencial, rural, comercial. E também depende de quanto o morador consome de energia por mês. “Na realidade o morador está contribuindo para pagar a conta de iluminação do município que ele vive. Ou seja, ele está pagando por cada pedaço de rua

onde ele está circulando. Então, ele deve zelar por isso sim, deve cobrar da prefeitura o investimento na melhoria da iluminação da cidade”, explica a representante da Celpa.

Mas o investimento chega para todos? Alguns moradores vivem em ruas onde não há sequer um poste de luz. A rua só não fica na escuridão total por causa das lâmpadas nas frentes das casas. A iluminação pública ainda não chegou, mas segundo os moradores, a contribuição pública é paga todo mês. “O mínimo que eles poderiam fazer, já que a gente está pagando, através dos impostos, é a iluminação pública. E é isso que a gente espera”, desabafa a estudante Alisa Monteiro.

Antes de escolher o seu candidato, veja o que ele está pensando em fazer para levar iluminação de qualidade para a cidade inteira.

Imagem Ilustrativa