Locais de votação recebem urnas para eleição suplementar em Mossoró

Urnas foram distribuídas no 72 locais de votação
 (Foto: Felipe Gibson/G1)
O dia foi de preparativos para a eleição suplementar que acontecerá neste domingo (4) em Mossoró, na região Oeste do Rio Grande do Norte. O movimento foi intenso em frente ao Tribunal Regional Eleitoral (TRE), de onde saíram as 514 urnas eletrônicas que serão distribuídas pelos 72 locais de votação durante o pleito. Um total de 145.341 eleitores estão aptos a votar.

O coordenador de Tecnologia da Informação do TRE, Osmar Fernandes, explica que além das 514 urnas eletrônicas que estarão nas sessões eleitorais, outros 33 aparelhos à disposição para uso e mais 85 ficarão guardados para serem ativadas em caso de necessidade. “Estamos no chamado dia de arrumação”, acrescenta. De acordo com o TRE, 2.480 pessoas estão trabalhando na eleição suplementar entre mesários, motoristas, supervisores e estagiários.

Um dos primeiros pontos de votação a iniciar a montagem da estrutura para a eleição foi a Faculdade de Emermagem da Universidade Estadual do Rio Grande do Norte (UERN). As urnas saem do Fórum Eleitoral Celina Guimarães Vianna em veículos dos Correios. Ao chegar nos pontos de votação, equipes da Polícia Militar fazem a segurança para a montagem das estruturas, que ocorrerá durante todo o sábado.
Osmar Fernandes, coordenador de TI do TRE/RN
(Foto: Felipe Gibson/G1)
Para este domingo, o conselho aos eleitores é que votem e retornem para suas casas. “Para evitar qualquer tipo de confusão, é importante que as pessoas tentem votar cedo e não deixar para o fim do dia. Em seguida, é interessante voltar para casa”, conta o chefe da 34ª Zona Eleitoral, Márcio Oliveira, que afirma ter recebido algumas denúncias. “Há situações de acirramento, mas são casos isolados”, conclui.

Com a votação acontecendo entre 8h e 17, a expectativa do coordenador de TI do TRE é que o resultado saia entre 20h e 21h. “É uma margem de segurança. Temos sessões eleitorais na zona rural e o transporte pode demorar um pouco mais nesses locais”, detalha. Segundo Osmar Fernandes, uma média de resultado é retirara das urnas e levada para o Fórum Eleitoral de Mossoró, de onde as informações são enviadas ao TRE. Em Natal, a votação é apurada e o vencedor conhecido.

Cinco candidatos participam da eleição. São eles Francisco José Júnior (PSD), Josué Moreira (PSDC), Cinquentinha (PSOL), Gutemberg Dias (PC do B) e Larissa Rosado (PSB), que teve a candidatura indeferida pela 33ª Zona Eleitoral, mas ainda aguarda a análise de um recurso para saber se terá os votos validados.
Movimentação foi intensa da sede do TRE em Mossoró neste sábado (3) (Foto: Felipe Gibson/G1)

Postar um comentário

0 Comentários