MARTINS / RN: 'É desperdício do imposto suado do contribuinte', diz Alexandre Garci

Bom Dia Brasil da Rede Globo- Único hospital em funcionamento na cidade só atende casos mais simples.Hospital fechado teve investimento de R$ 480 mil em recursos federais.

Mais um exemplo de descaso com a saúde no interior do Rio Grande do Norte: um hospital ficou pronto há nove anos, mas até hoje não começou a atender. 

Em Martins, na Região Serrana do Rio Grande do Norte, o atendimento médico é restrito. “O que dá para fazer aqui se faz. O que não dá encaminha”, conta uma funcionária. 

O único hospital em funcionamento só atende casos mais simples. Há quase quatro anos, a Anvisa interditou o centro cirúrgico e a sala de parto porque não estavam com estruturas adequadas. “Até hoje a situação não foi normalizada por falta de recursos”, diz o diretor do hospital, Raimundo Leite da Silva. 

Enquanto este hospital está sendo fechado por falta de estrutura, outro aguarda a abertura há nove anos. Para atender a população de Martins, foi concluída, em 2005, com recursos federais, a construção da unidade mista da cidade. Até hoje, nenhum atendimento foi feito.

O Ministério da Saúde investiu R$ 480 mil na obra. O hospital tem capacidade para 33 leitos, centro cirúrgico e obstétrico. O governo do estado chegou a comprar equipamentos e mobília em 2008, mas a inauguração foi sendo adiada. Em 2011, o Tribunal de Contas da União abriu uma investigação. Em julho do ano passado, o projeto foi liberado pelo TCU. 

Depois de tanto tempo, algumas obras de manutenção já são necessárias, e a prefeitura ainda precisa comprar equipamentos e contratar médicos e enfermeiros. 

“O município só tem condições de assumir essa parte de unidade de urgência e emergência, de pronto atendimento, que é o que a gente vai abrir no mais tardar em 15 dias”, afirma o secretário de Saúde Franklin Andrei de Andrade.

Postar um comentário

0 Comentários