CAOS NA SAÚDE PÚBLICA NO INTERIOR DO RN

Sem ambulância em Apodi, o agricultor teve que seguir de carro próprio.
 Foto:Divulgação
O agricultor Sebastião Oliveira quebrou o braço em Apodi na madrugada deste domingo após sofrer uma queda de moto. Foi encaminhado para o Hospital Regional Hélio Morais Marinho às 4h da manhã e lá foi atendido por uma clínica geral. Sem ortopedista na unidade, tentaram transferi-lo para o Hospital Regional Tarcísio Maia (Mossoró), mas disseram que não recebiam porque não tinham mais leitos disponíveis.

Então, Sebastião Oliveira foi transferido para o município de Pau dos Ferros. Sem ambulância, foi de carro próprio. O problema é que, segundo o ortopedista Ivonésio Queiroz, o paciente será atendido no Hospital Regional Cleodon Carlos, mas lá também não terá como operá-lo – caso seja preciso – por falta de estrutura e equipamentos.

Em contato com a Secretaria Estadual de Educação, a informação era que o paciente deveria ter passado pela Central de Regulação. Porém, a unidade de Apodi não tem acesso a este serviço. A Secretaria encontrou vaga para ele no Deoclécio Marques, em Parnamirim, a 380 km de Pau dos Ferros. Mas agora, precisará do diagnóstico do médico ortopedista.

O caso revela, mais uma vez a fragilidade do sistema de saúde no interior do Rio Grande do Norte. Pacientes como Sebastião Oliveira ficam à mercê da falência dos hospitais regionais que continuam desaparelhados. Quando não faltam médicos especialistas, faltam equipamentos e estrutura. Esta situação que se repete em Apodi, Pau dos Ferros, Caraúbas, Caicó, Currais Novos e outras hospitais regionais mostra que a situação da saúde no RN anda não consegue avançar e o povo é quem paga, às vezes com sua própria vida.

No Foco das Notícias/ O Jornal de Hoje. 
Via: Taboleiro Grande News/Gardeniaoliveira

Postar um comentário

0 Comentários