Imprensa “fabrica” crise em cima do que escondia há meses

Silveira e Cláudia: crise como herança
Aos poucos a imprensa mossoroense que dá suporte ao esquema político afastado da Prefeitura Municipal, descobre que existe uma crise na municipalidade. Ainda bem.
Apenas não tem o cuidado de revelar a seus leitores, ouvintes etc., que o caso não é novo ou circunscrito à gestão do prefeito provisório Francisco José Júnior (PSD). A bomba está armada desde a administração Fafá Rosado (DEM, hoje no PMDB).

Foi jogada debaixo do “tapete” pela sucessora Cláudia Regina (DEM) e não tem como ser escondida por “Silveira”, o novo prefeito.

Desde o início deste ano que o Blog bate na mesma tecla, apontando dificuldades, revelando distorções, clamando por providências e antecipando que o “rombo” deixado como herança seria superior a R$ 75 milhões.

Há meses que Prefeitura de Mossoró atrasa prestadores de serviços, fornecedores, além de repasse para financeiras por empréstimos consignados e cartão de crédito, mesmo recolhendo dos servidores. Pasep também tem problemas de transferência de recursos.

A Previ-Mossoró (Previdência própria) saiu do Governo Fafá com débito de alguns milhões que não foram repassados a essa autarquia. Cláudia renegociou conta, mas também passou a atrasar compromisso.

Houve arrocho em ganho de servidores e terceirizadas estavam pagando empregados sempre com atraso. Faltam remédios e médicos em unidades de saúde. A Unidade de Pronto-Atendimento (UPA) do bairro Belo Horizonte foi inaugurada e nunca funcionou, bem antes de mudanças de governo.

Festim
Lamentavelmente, essa mesma imprensa não estava vendo essas e outras dificuldades. Preferia divulgar o “Viva a Rio Branco”, “Mossoró Cidade Junina” e outros eventos festivos que funcionam como cortina de fumaça e anestésico coletivo.

Há uma crise, mas não é uma crise por suposta “instabilidade administrativa” devido o afastamento de prefeita e vice (Cláudia Regina e Wellington Filho-PMDB). Não há um problema novo, mas a necessidade de saneamento de velhos problemas que comprometem até pagamento de folha de pessoal em dia.

É imprescindível se informar, que o pedido de exoneração em massa de auxiliares de governo, provavelmente para causar essa instabilidade, seria um mal muito maior. Entretanto o novo prefeito conseguiu agir com agilidade, freando seus principais efeitos.

O próximo prefeito (a) se não receber uma prefeitura pelo menos equilibrada, pegará e pagará as consequências de anos e anos de desatinos que a imprensa aparelhada não conseguia ver.

Sem ousar na promoção de um “choque de gestão” ou ampla reforma na máquina pública, Cláudia Regina patinhou no exercício de arrumados e compadrios, para não bater de frente com seus padrinhos. Repetiu erros e abusou da mesma fórmula que tinha empurrado a prefeitura pro buraco.

Em poucos dias e meses, o novo prefeito não tem a menor condição de reverter esse quadro. Porém tem a chance de não pagar pelos mesmos pecados.

Postar um comentário

0 Comentários