2ª reunião do Programa Balde Cheio é realizada na Comunidade de Juazeiro


A Secretaria Municipal de Agricultura, Recursos Hídricos e Meio Ambiente deu continuidade ao ciclo de reuniões nas unidades do Programa Balde Cheio, promovendo na manhã da última sexta (27/09) uma visita ao produtor Aldo Santana que é contemplado pelo Programa Balde Cheio (Fazenda Eficiente).
A visita faz parte do trabalho de acompanhamento a 09 produtores de leite no município de Apodi, que recebem consultoria do técnico Weberton do Programa Balde Cheio e Evandir Sousa da Secretaria de Agricultura.
O produtor Aldo Santana implantou uma área de 0,9 hectares e mantém 10 vacas, com uma produção de 100 litros de leite por dia. "Antes do programa, minha vida era bastante difícil. Eu tinha muita dificuldade para alimentar os animais, pois os mesmos se alimentavam de forragens; quando não tinha forragem, a opção era ensilagem ou concentrado. A atividade estava se tornando inviável, pois os custos eram muito altos".
Com a implantação do programa, o produtor comemora os benefícios que lhe proporcionaram uma melhor qualidade de vida. "Hoje, é uma tranquilidade, pois os animais são colocados nos piquetes para se alimentarem. Além disso, o custo da atividade diminuiu e ainda sobra tempo para outras atividades", comemora o agricultor, que atesta a eficiência do programa que leva novas tecnologias para dentro de nossa propriedade.
Após visitar a área de Aldo Santana, a equipe visitadora realizou uma reunião para planejar a continuidade das visitas aos outros beneficiados do Programa. A reunião também serviu para discutir sobre a possibilidade de realizar um trabalho junto a outros produtores e buscar melhores preços, condições de armazenamento e deslocamento da produção do leite.
O Programa Balde Cheio é uma parceria entre a Prefeitura de Apodi, SEBRAE e BNB. trata-se de um Programa que objetiva ser um instrumento para dar suporte a produção leiteira, desde a fase inicial até a comercialização.

Município de Apodi é beneficiado com o Programa Segunda Água
A Secretaria de Agricultura, Irrigação, Recursos Hídricos e Meio Ambiente, esteve na última quarta (25/09) no lançamento do Programa Segunda Água que aconteceu no Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais (STTR) de Apodi.
O Programa Segunda Água é mais uma parceria de sucesso entre a Prefeitura de Apodi através da Secretaria de Agricultura, a EMATER com investimentos do Ministério do Desenvolvimento Social (MDS) e o Governo do Estado do Rio Grande do Norte.
O Programa tem como objetivos, projetar o acesso à água para a produção de alimentos para o autoconsumo; socializar as tecnologias para a construção de barragens subterrâneas com sistema ampliado de captação de águas pluviais; e proporcionar segurança alimentícia e nutricional para as pessoas através da produção de alimentos sadios e com grande valor biológico.
Algumas inovações foram implantadas para o bom funcionamento do Programa, como construção de renques, barramentos assoreadores, hortas, pomares e cacimbões; capacitação continuada de agricultores familiares e intercâmbio de experiências com órgãos parceiros; e o Programa Boa Semente, distribuindo o produto para 497 bancos de sementes comunitários.
Os objetivos foram bem definidos e as modificações foram feitas visando o cumprimento das metas programadas. Uma dessas metas é implantar 50 barragens subterrâneas, renques, barramentos assoreadores e cacimbões no Município de Apodi. Isso será um dos primeiros passos desse Programa que dará suporte ao homem e á mulher do campo beneficiando não só os moradores da zona rural, mas também os urbanos.

Postar um comentário

0 Comentários