Desde outubro do ano passado que a população de Mossoró, na região Oeste potiguar, reclama das constantes quedas de energia. As interrupções de energia elétrica são frequentes na cidade. Só neste mês de janeiro, segundo a própria fornecedora, foram pelo menos cinco panes registradas.
Sem luz, a organização do trânsito fica complicada por conta dos semáforos apagados e a paciência de muitos vai embora. A instabilidade no serviço também compromete os equipamentos eletrônicos, como mostra reportagem feita pela equipa da Inter TV Cabugi, nesta segunda-feira (21).
Em resposta às quedas de energia, a Companhia Energética do Rio Grande do Norte (Cosern) emitiu uma nota afirmando que a atuação do sistema de proteção da própria empresa provocou o desligamento automático das linhas de transmissão que interligam as subestações de Mossoró I, Mossoró III e Barrocas, todas na região Oeste, fato ocorrido na madrugada deste domingo (20), das 3h às 5h20, afetando os municípios de Mossoró, Baraúna, Areia Branca, Serra do Mel e Porto do Mangue.
Ainda segundo a nota, a Cosern diz que está apurando se, além das primeiras chuvas ocorridas na região, outras causas possam ter dado motivo à interrupção no fornecimento de energia elétrica.
Veja a íntegra da nota
A atuação do sistema de proteção da Cosern provocou o desligamento automático das Linhas de Transmissão da Cosern (69 kV), que interligam as subestações de Mossoró I, Mossoró III, Barrocas, todas na região Oeste, na madrugada do dia 20/01/13, das 3h às 5h20, afetando os municípios de Mossoró, Baraúna, Areia Branca, Serra do Mel e Porto do Mangue. A Cosern está apurando se, além das primeiras chuvas ocorridas na região, outras causas possam ter dado motivo à interrupção no fornecimento de energia elétrica.
Além dessa ocorrência, às 05h00, foi registrado um problema na Subestação Mossoró II, de propriedade da CHESF, localizada na Rodovia BR-304, em Mossoró, que ocasionou a interrupção em outros municípios circunvizinhos, tendo sido normalizado às 5h20. A Cosern aguarda um posicionamento da CHESF quanto à causa dessa ocorrência de sua responsabilidade.
Outra ocorrência no sistema elétrico da Cosern foi registrada às 17h38, motivada por um defeito ocorrido na Subestação Mossoró I, localizada na Rodovia BR 110, provocando a falta de energia no município de Mossoró, atingindo parte do Centro da cidade, Alto do Sumaré, Alto de São Manoel, Presidente Costa e Silva e imediações. O sistema foi restabelecido às 18h10. Não há relação entre esta e a ocorrência registrada durante a madrugada.
A Cosern ressalta que em todas as ocorrências atuou prontamente para restabelecer o fornecimento às áreas afetadas, de modo a minimizar os impactos aos seus consumidores.
Reprodução Cidade News Itaú
0 Comentários