Como Justificar o Voto Pela Internet

Muitas pessoas não tem tempo de comparecer pessoalmente em uma seção eleitoral para justificar o seu voto. Outras querem evitar longas filas e um trânsito terrível para chegar aos locais de votação.

Se você se enquadra em algumas destas situações e quer encontrar um jeito de fazer a justificativa do seu voto de forma online, pela internet e sem perder o seu tempo, neste artigo nós iremos demonstrar se isso é possível no seu Estado.

Como Justificar o Voto pela Internet

O Brasil está vivendo um dos momentos mais incertos da sua história política. Com as eleições 2018 se aproximando, muita gente ainda tem dúvidas em relação aos seus deveres e como justificar o voto pela internet é um deles.

Para quem não consegue votar por motivos de força maior, como doença ou viagem, as autoridades brasileiras solicitam uma justificativa de ausência no dia da eleição ou em até 60 dias após.

Uma novidade animadora para quem passar por problemas com a burocracia é que existe uma forma de justificar o voto pela internet.

Para as pessoas interessadas em fazer desta forma a justificativa, é necessário acessar o portal Justifica, um sistema que funciona nos principais navegadores da atualidade.

Para justificar, você precisará abrir o Sistema Justifica Internet e se identificar com:
o seu nome completo;
número do título de eleitor;
data de nascimento.

Além disso, o eleitor precisará informar dados adicionais em relação a sua impossibilidade de votar na sua zona eleitoral no dia da eleição, anexando um documento que possa provar isso, como um atestado médico, por exemplo.

Após concluir o processo, o eleitor que justificou o voto online irá receber um número de protocolo para acompanhar o resultado de sua justificativa. O e-mail cadastrado também receberá estas informações.

Postar um comentário

0 Comentários