Efeitos da seca em Apodi e a luta da Prefeitura para atender as comunidades

Com relação à parceria entre Prefeitura de Apodie SEMARH, o que o município espera é que a mesma seja ampliada na perfuração de poços e ainda na instalação de dessalinizadores nas comunidades que mais sofrem com os efeitos da seca. Principalmente as comunidades de Barro Vermelho, João Dias, Grossos, Arção, Traíras, Rape, Sucupira, Mucambo, Prado, Mansidão entre outras...

“Presenciei dois momentos antagônicos: a felicidade dos moradores quando encontrávamos água, com choro de alegria e a decepção no semblante dos moradores quando não encontrávamos a água buscada" disse o Secretário de Agricultura de Apodi Jerlandio Moreira.

Os açudes – que abasteciam essas localidades - secaram com a seca dos últimos quatro anos. A Prefeitura de Apodi através da Secretaria de Agricultura tem feito constantemente perfuração de cacimbas nos porões dos açudes para atender os animais. Uma medida paliativa que não resolve o problema. A saída é a perfuração de poços tubulares, como também uma adutora saindo da barragem de Santa Cruz para atender a estas comunidades.

Segundo o coordenador de poços da SEMARH, Raniere Linhares a parceria deverá continuar. Nos próximos dias a SEMARH enviará uma outra máquina perfuratriz para o município com objetivo de atender outras regiões de solo tipo sedimento.

Ascom-PMA