Apodi vive avanços significativos na Saúde

A saúde é uma das pastas mais difíceis de ser gerida no município de Apodi. Quando assumiu o mandato em 2013, o prefeito Flaviano Monteiro encontrou o setor em frangalhos, revelando inúmeras falhas e exigindo correções emergenciais que ele precisou fazer, além de expor a necessidade de uma evolução imediata, de uma estratégia emergencial e de planos para fazer o serviço funcionar e melhorar atendimento à população.

Hoje, o cenário é outro, completamente diferente. O desempenho do município de Apodi é destaque na Atenção Básica em comparação a outras cidades do Estado.

Os investimentos do governo municipal na saúde são visíveis na ampliação e modernização dos serviços, em especial as melhorias das UBSs e na Maternidade Claudina Pinto, para suprir as necessidades não só das gestantes de Apodi, mas também de gestantes oriundos de cidades circunvizinhas e até de outros estados, garantindo mais eficiência e agilidade no atendimento.

A Secretaria de Saúde de Apodi chegou ao final de 2014 com um balanço bastante positivo de gestão como diversos atendimentos no Odontomóvel e a Coleta Móvel, criação da Central de Marcação de Consultas, melhoria no atendimento do CEO, 9 UBS com atendimento médico e de enfermagem, a qualidade do serviço do SAMU também melhorou. Com os avanços obtidos na área da saúde nos últimos anos, é possível discutir outras medidas para melhorar o serviço público de saúde do município.

Pedro Júnior, secretário de Saúde de Apodi, afirma que é preciso que a população valorize mais o Sistema Único de Saúde - SUS. “A intenção é despertar as pessoas para a importância do SUS, que ainda é visto por alguns como uma política de saúde para pobres, o que não é verdade. Embora muitas pessoas pensem assim, hoje as classes sociais mais altas também usam o Sistema Único de Saúde, principalmente no que se refere a tratamentos mais caros”, explica o secretário.

A atual situação da saúde do município é infinitamente melhor do que foi apresentado nas várias gestões anteriores.