Flaviano leva técnicos da SEMARH para discutir problemática da seca na região da Pedra

O prefeito Flaviano Monteiro retornou a região da Pedra como combinado na última reunião sexta-feira 29/05 para dar uma resposta aos moradores sobre as reivindicações feitas sobre a problemática da seca.

Na reunião anterior, o prefeito ouviu o apelo e o clamor da população das comunidades de Grossos, Barro Vermelho, Arção, Traíras, Rapé, Pintombeira, Mucambo, Sucupira, Pedra D'água, entre outras. A situação da estiagem que atinge a região nos últimos seis anos tem provocado um desespero nos criadores, devido a falta de água nos reservatórios. Nesta região, os açudes estão praticamente secos, os poucos poços tubulares existentes estão servindo para o consumo humano e em alguns locais de animais.

Os representantes das associações presentes na reunião dia 29, do mês passado solicitaram ao prefeito ações emergenciais para enfrentar a situação como: escavação de novos poços tubulares, vazão dos poços existentes, adutora da região da Pedra que capta água na barragem de Santa Cruz, entre outras.


O prefeito levou a demanda ao secretário da SEMARH Mairton França, onde na oportunidade solicitou a presença de um representante da SEMARH na reunião de hoje. Acompanhado do secretário de Agricultura Jerlandio Moreira e de técnicos da prefeitura, o prefeito Flaviano Monteiro esteve novamente na comunidade desta vez com técnicos também da SEMARH. Ficou acertado para a próxima semana a vinda de um Geólogo para definir junto com os moradores dois locais para perfuração de poços tubulares para atender as comunidades, também foi explicado a situação da adutora da região da Pedra que se arrasta há sete anos sem avanços significativos.

O secretário Jerlândio Moreira se comprometeu em fazer as vazões dos poços na próxima semana, entre outros encaminhamentos. No final da reunião, os representantes das comunidades agradeceram a preocupação do prefeito Flaviano Monteiro com a região, citando as duas reuniões em um período de uma semana.

"Quero destacar o empenho do prefeito pela pontualidade nas duas reuniões que marcamos para as 8hs e o prefeito foi o primeiro a chegar, isso mostra respeito com as pessoas", destacou o presidente da comunidade do Arção professor Zequinha.