Prefeito Flaviano Monteiro solicita paralisação de obras da adutora Santa Cruz-Mossoró e pede apoio da população apodiense


Ao solicitar, mais uma vez, a paralisação das obras da Adutora Santa Cruz-Mossoró, o prefeito Flaviano Monteiro, volta a pedir o apoio dos apodienses para a luta em favor da regularização do abastecimento de água de Apodi, como condição mínima para que a água do solo apodiense possa sair dos seus mananciais para abastecer outros municípios.

O pedido do prefeito às empresas responsáveis pela obra foi feito hoje (16/10), em visita ao bairro Bico Torto, onde estão sendo colocados canos da adutora. “A continuidade da obra depende da CAERN e do Governo do Estado em atender as reivindicações do nosso município. Não podemos deixar a Água que está em solo apodiense ir para todos os lugares e a nossa cidade ter dificuldade de abastecimento”, esclareceu. 

Alguns problemas de abastecimento de água no município foram enumerados pelo prefeito: em alguns bairros não existe abastecimento regular; a adutora da região da Pedra, onde está a Barragem de Santa Cruz, não saiu do papel; algumas comunidades rurais como Soledade, Urbano, Corrego, têm sérios problemas de abastecimento. “Por isso peço o apoio de todos para dizer ao Governo do Estado e à CAERN a adutora só passará pela nossa cidade, quando o problema de abastecimento de Apodi for resolvido”, avisa.

Em agosto de 2013, o prefeito entrou com ação de embargo da obra da adutora, pedindo a paralisação da obra que não havia sido autorizada pela prefeitura. As empresas responsáveis, Hidroconsult e Caern, enviaram representantes que se reuniram com o prefeito e vereadores e na ocasião, foi formalizado um acordo que colocou como condição para a continuidade da obra, o atendimento de algumas reivindicações.

As reivindicações feitas na época, foram: os 30% de saneamento básico, prometidos pela Caern; a Adutora para região da Pedra; a autorização para implantação do Campus Avançado da UERN; solução para o abastecimento de água de Apodi; e a conclusão do Complexo Turístico da Barragem de Santa Cruz. 

“Entendo que não e justo levar a água para todos os nossos irmãos de outras cidades e deixar parte dos filhos de Apodi de onde sai a água sem acesso. Não sou contra levar água para as outras cidades, mas entendo que nos também merecemos ter acesso a nossa água”, conclui.

Núcleo de Comunicação e Marketing 
Apodi- RN