Filhote de baleia jubarte morre ao encalhar no litoral de Touros, no RN

Um filhote de baleia jubarte com cinco metros de comprimentos foi encontrado morto na manhã deste sábado (2) no litoral Norte potiguar. O encalhe aconteceu na praia de Carnaubinha, no município de Touros. Segundo o biólogo Flávio Lima, presidente do Projeto Cetácios Costa Branca, este é o terceiro filhote de jubarte morto na costa do Rio Grande do Norte em menos de duas semanas, mas o primeiro no litoral Norte.


A bióloga Daniela Pereira, da ONG Numar, esteve no local do encalhe. Ao G1, ela disse que as baleias da espécia jubarte estão no período de reprodução e o filhote deve ter morrido ao ficar preso às rochas da praia após ter se perdido da mãe. “Ele ainda tem resquícios do cordão umbilical”, acrescentou.

“Com a chegada do inverno, a jubarte deixa as regiões de águas frias (polares) e desloca-se para as águas mais quentes (tropicais e subtropicais) para acasalar e dar à luz aos filhotes, que passam de 11 a 12 meses dentro da barriga das mães. Quando nascem, medem de 3 a 5 metros e pesam entre 800 e 1.200 quilos”, acrescentou Daniela.
Biólogos ainda tentaram salvar a baleia que
encalhou em Tabatinga, mas o animal não resistiu
(Foto: Françoise Lima/G1)