10/01/2014

Maior barragem do RN tem menor volume d'água dos últimos 20 anos


Barragem Armando Ribeiro Gonçalves está com 34,81% da capacidade (Foto: Canindé Soares)

A barragem Armando Ribeiro Gonçalves, localizada em Assu, região Oeste do Rio Grande do Norte, está com o menor volume de água que alcançou nos últimos 20 anos. O nível da barragem chegou a 34,81%, o que corresponde a 835.400.000 metros cúbicos. O reservatório é responsável pelo abastecimento de 34 cidades da região e tem capacidade de 2,4 bilhões de metros cúbicos.

Apesar do baixo nível da barragem, a coordenadora de Gestão de Recursos Hídricos da Secretaria Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semarh), Joana Darc Freire de Medeiros, informou que é precipitado falar em racionamento do abastecimento da região. “Apesar do baixo volume d'água, nós ainda temos 800 milhões de metros cúbicos de água, é muita água porque a barragem é muito grande”, disse.

Joana Darc esclareceu que a gestão das águas da Armando Ribeiro é da Agência Nacional de Águas que trabalha em parceria com a Semarh. Segundo ela, a orientação é aguardar a divulgação da previsão climática para o inverno para só então decidir sobre a possibilidade de racionamento. “Se a previsão for de um inverno com chuvas muito abaixo do normal podemos ter racionamento, mas por enquanto vamos aguardar. Tudo vai depender de como se comporta o inverno”, disse.
Anterior Proxima Página inicial
Postar um comentário