A Tribuna ainda destaca que a situação não piorou, mas tampouco melhorou. No Rio Grande do Norte, 14 cidades continuam com seus reservatários em colapso de abastecimento de água. São elas: João Dias, Riacho de Santana, São Francisco do Oeste, Água Nova, Pilões, Luís Gomes, Antônio Martins, Venha Ver e Paraná da região do Oeste; Seridó, Equador, Ipueira, Carnaúba dos Dantas, São José do Seridó, Jardim do Seridó, da regional do Seridó.
Currais Novos e São Fernando também tem os reservatórios da cidade estão com baixo índice, porém, adutoras vizinhas suprem abastecimento. Uma adutora de engate rápido está sendo agilizada para atender Pau dos Ferros, a beira do colapso.
O reservatório de Itans, principal abastecedor de Caicó, é outra preocupação. No início de novembro, a Agência Nacional de Águas (Ana) definiu novas regras para os usuários do açudes de Itans, com objetivo de manter o volume que resta nesse reservatório para atravessar o período de seca. A água do reservatório está destinada apenas para o consumo humano.
Em dezembro, as regras negociadas continuam valendo até que sejam realizadas novas avaliações. No momento, o reservatório de Itans está com 12% der sua capacidade.
Fonte: Tribuna do Norte/ Via Blog A Folha Patuense
0 Comentários