O CAPS de Apodi atende mais de 300 usuários por mês

O Centro de Atenção Psicossocial de Apodi – CAPS I, está desenvolvendo um trabalho muito importante na ressocialização de usuários do sistema de saúde mental, oferecendo atendimento, acompanhamento clínico e reinserção social dos usuários pelo acesso ao trabalho, lazer, exercício dos direitos civis e fortalecimento dos laços familiares e comunitários.
Sob a coordenação da psicóloga Rafael Azuzzy, que também atende os pacientes, o CAPS I conta com profissionais como a psiquiatra Dr. Micheline Abrantes, o farmacêutico Tárcio Maia, as assistentes sociais Flávia Lima e Kézia Costa, a enfermeira Luzia Maia, a técnica em enfermagem Maria Marli e equipe do SAME, farmácia e zeladoria.
Toda essa equipe está empenhada em atender da melhor maneira possível os 19 pacientes intensivos que frequentam o CAPS, 21 dias ao mês, os 60 pacientes semi-intensivos que precisam estar no CAPS de 12 a 14 dias ao mês e os 234 pacientes não-intensivos que frequentam no mínimo 3 dias ao mês.
“A psiquiatra Dr. Micheline Abrantes está realizando um trabalho de análise de todos os prontuários para avaliar as possíveis mudanças de níveis ou o encaminhamento para os atendimentos de atenção básica de saúde”, explica a assistente social Flávia Lima.
O CAPS I funciona de segunda a sexta, com atendimento de psiquiatria nas quartas e quintas e marcação de consultas na segundas e terças. O procedimento básico para tornar-se um paciente é o encaminhamento através da ficha de referência da psiquiatria, seguido de apresentação de documentos e fotografia.
A triagem ocorre entre 2 e 3 vezes por semana para o acolhimento do novo usuário/paciente. “Cerca de 100 pessoas estão em processo avaliativo”, informa Rafaella Azuzy, preocupada com a demanda do órgão, que tem uma equipe reduzida de profissionais.
Um importante trabalho está sendo realizado pelo CAPS I em parceria com as equipes do NASF, que é o matriciamento, “um novo modo de produzir saúde em que duas ou mais equipes, num processo de construção compartilhada, criam uma proposta de intervenção pedagógico-terapêutica”, diz Flávia, lembrando que é um trabalho desafiador, porém necessário.
O NASF está trabalhando junto á zona rural e UBSs, diagnosticando os casos e analisando junto com os profissionais do CAPS I. É desta forma que o diagnóstico de saúde é apresentado de forma mais real contando com a análise de vários profissionais.
Vale salientar, porém, que o “matriciamento precisa de profissionais capacitados para promover uma socialização das ações de saúde num trabalho de articulação em rede através de reuniões, relatórios e compromisso com a saúde dos cidadãos apodienses”, lembra a coordenadora.


Prefeito faz entrega de patrocínio destinado à festa de padroeiro
Nesta manhã (27), o prefeito Flaviano Monteiro e equipe se reuniu no Salão Paroquial de Apodi, para fazer a entrega do patrocínio dado pela Prefeitura Municipal para a Festa de São João Batista e para a Associação Raimunda Dantas (ARD).
Flaviano parabenizou pela belíssima festa do padroeiro São João Batista, realizada pela paróquia e ressaltou a importância de não haver incentivo ao uso de bebidas alcoólicas e pela presença da população em todos os momentos, destacando a expressiva participação na procissão.
"Vejo que esse patrocínio na realidade é um dever da administração publica para com a sociedade, pois eventos como este fortalece o nosso município, os laços afetivos familiares e a convivência entre a população", destacou Flaviano
"É muito salutar essa parceria, paróquia e prefeitura, pois as festas de padroeiros são as festas da cidade, onde se renova a identidade das pessoas com a própria cidade. Fico feliz com o apoio e principalmente com a presença da prefeitura e do prefeito nos eventos, pois quem faz a festa é o povo solidário de Apodi", ressaltou Padre Maciel.
O Prefeito também parabenizou a Associação Raimunda Dantas pelo verdadeiro espetáculo que foi encenado no patamar da Igreja Matriz, retratando a vida de São João Batista. "Desde já afirmo que a prefeitura municipal esta à disposição para ajudar em todos os projetos da associação, pois é um dever apoiar a cultura do nosso Apodi", afirmou o Prefeito.
Aproveitando a ocasião, Flaviano convidou a associação e o Padre para formar parcerias em novos projetos que auxiliem no crescimento cultural e social da população apodiense. Pe. Maciel deu algumas contribuições e a associação apresentou projetos já existentes e as funções que ela deseja desempenhar.
"A associação não trabalha apenas com as apresentações culturais, nós também auxiliamos no amparo social, incentivando os estudos, a formação de profissionais nas áreas da arte e da cultura, trabalhando o lado humano e social dos nossos jovens resgatando a dignidade dos mesmos", acrescentou Alex Peteca, representando a ARD.
Os valores dos patrocínios destinados à festa do padroeiro foram: 10 mil reais para a paróquia e 5.500,00 para a Associação, que se reverte em investimento na cultura do Apodi

Postar um comentário

0 Comentários