Aniversariante é presa ao entrar em presídio do RN com documento falso

Penitenciária Estadual de Alcaçuz, a maior do RN
(Foto: Ricardo Araújo/G1)
Uma jovem que completou 18 anos nesta quarta-feira (26) foi presa enquanto tentava entrar, usando documento falso, na Penitenciária de Alcaçuz, maior unidade prisional do Rio Grande do Norte, para fazer uma visita íntima. De acordo com a diretora da unidade, Dinorá Simas, a garota foi denunciada através de uma ligação anônima. “Ela vinha usando a identidade falsa há bastante tempo”, contou. “Era a primeira vez que tentava entrar em Alcaçuz”, relatou a diretora.
Quarta-feira é o dia de visita íntima em Alcaçuz. A jovem tentava visitar seu companheiro, preso por tráfico de drogas, com quem tem um filho. Ao ser descoberta, ela foi presa e encaminhada à Delegacia de Nísia Floresta, onde passou a noite da quarta e madrugada desta quinta-feira (27). Segundo a diretora, a polícia já sabe o nome verdadeiro da suspeita. “Só foi possível descobrir graças à ligação anônima, porque o documento era autêntico, expedido pelo Itep (Instituto Técnico-Científico de Polícia – responsável pela expedição da carteira de identidade no estado), só não tinha o nome verdadeiro dela”, contou a diretora.
saiba mais
“Ela não precisava disso”. Segundo Dinorá, a suspeita já havia visitado o companheiro em outra unidade prisional do estado. Mas o uso do nome falso seria desnecessário. “Ela tem um filho com o detento. Seria mais simples ela entrar na justiça para garantir o direito de fazer a visita”, explicou.
A diretora acredita que a garota usava o documento falso por ser menor de idade. De acordo com ela, outras pessoas poderão ser indiciadas porque sabiam do crime. “Ela tem declaração de união estável e comprovantes com o nome falso, inclusive assinado por testemunhas”, contou.

Não é a primeira vez

Está é a segunda vez em que um caso de falsidade ideológica é descoberto na penitenciária desde que a Dinorá Simas assumiu a direção de Alcaçuz. “Houve outro caso em agosto ou setembro do ano passado”, concluiu.
A suspeita deve ser encaminhada nesta quinta (27) ao Instituto Técnico-Científico de Polícia (Itep) para ser identificada.

Alcaçuz
A Penitenciária Estadual de Alcaçuz, localizada no município de Nísia Floresta, na Grande Natal, possui hoje 749 homens, além de outros 350 detentos que estão custodiados no Pavilhão Rogério Coutinho Madruga (Pavilhão 5), anexo da unidade. A penitenciária foi liberada para receber novos presos em outubro do ano passado, após passar dois meses interditada pela Justiça em razão da falta de estrutura física e deficiência na segurança.

Postar um comentário

0 Comentários