Em localidades rurais muito afastadas dos centros urbanos, na maioria dos casos, há inviabilidade para implantação de sistemas adutores e redes de abastecimento de água.
Nesses locais, a perfuração de poços é uma das principais alternativas, em muitos poços perfurados. Em algumas regiões as águas são impróprias para o consumo humano, em função dos altos índices de sais dissolvidos. Assim, os sistemas de dessalinização tornam-se iniciativas fundamentais para garantir água de qualidade própria para o consumo humano em comunidades difusas.
O dessalinizador da comunidade de São Lourenço está quebrado há mais de dois anos. Os moradores contam que está faltando tampa para uma caixa de 5.000 mil litros, e um cadeado para garantir a segurança dos equipamentos. A máquina estava virando sucata.
Pensando nisso o secretário de Agricultura, Charton Rêgo levou até a comunidade Rogério Dantas – técnico de dessalinizador da Secretaria Estadual do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos (SEMARH). “Acreditamos que a comunidade voltará a receber água para consumo o mais rápido possível, visto que comprarei hoje mesmo uma nova bomba”, destacou o secretário Charton.
0 Comentários