Ao receberem os salários referentes a março, pagos dia 28, os funcionários da Prefeitura de Apodi, perceberão a inclusão e regulamentação de suas letras do plano de carreira, o que corresponde a um acréscimo de 5% do valor do salário base, antiga reivindicação dos servidores, atendida pelo prefeito Flaviano Monteiro logo no início de sua gestão.
O aumento real dos salários será diferenciado devido a variáveis como o tempo de serviço e o valor do salário base, fazendo com que o aumento varie para cada servidor. “Para se ter uma ideia da grandiosidade desta ação, a folha de pagamento do mês de janeiro deste ano foi de 1.441.735,02 e com esse aumento, a folha de março fechou em 1.571.455,65, um aumento de aproximadamente de 130 mil reais”, calcula o secretário de Administração, Elton Alves.
É desejo do prefeito Flaviano, que os servidores sejam remunerados como merecem e em conformidade com a Lei, mas respeitando sempre o limite prudencial, não podendo assim, cumprir com todas as exigências feitas pelo sindicato. “Buscaremos sempre um diálogo transparente com as categorias, mostrando o que realmente pode ser feito por parte da administração”, enfatiza o prefeito.
A administração ofereceu ainda o aumento de 7,97% do Piso Nacional aos professores, mas a categoria não aceitou. "A máquina administrativa infelizmente não pode resolver em três meses todos esses problemas acumulados há anos, mas estamos dispostos a resolver o que for possível e implantar as políticas públicas, diante da legalidade jurídica, para alcançar a combinação de remunerações justas e produtividade dos servidores”, afirma Elton.
Para os servidores do Regime Geral, esse reajuste das letras, não terá efeito devido ao seu salário base encontrar-se defasado, no valor de 545,00, e neste caso, tem que se incluir o complemento para que o valor do salário mínimo seja atingido. A administração já enviou o projeto de Lei de atualização do salário base para a câmara municipal, aguardando sua aprovação.
Apenas com a aprovação dessa Lei os servidores pertencentes a essa categoria, se beneficiarão de forma real da implantação das letras, pois os mesmos já estão na "Letra 5", porém, em virtude da defasagem salarial, este efeito é percebido. Coma aprovação da lei, as tabelas serão atualizadas no sistema de pagamentos, e assim os servidores do grupo geral terão o aumento das letras que já possuem, conforme o Plano de Cargos e Carreiras da prefeitura.
A administração está buscando incessantemente regularizar as questões referentes à folha de pagamento e demais entraves para um funcionamento pleno da maquina administrativa do nosso município. “Porém, os limites precisam ser respeitados, tendo em vista que estamos tratando do dinheiro público”, alerta o secretário.
Fonte: ASCOM
1 Comentários