Criação do Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio Apodi entra em fase final

O Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio Apodi-Mossoró (CBH Apodi-Mossoró) já possui os seus membros eleitos em plenárias regionais realizadas entre os dias 16 e 18 de janeiro. Segundo o professor Ramiro Camacho, secretário da Diretoria Provisória do Comitê e superintendente do Centro de Estudos e Pesquisas do Meio Ambiente e Desenvolvimento Regional (Cemad) da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (Uern), a posse dos membros será realizada no dia 21 de fevereiro, na Estação das Artes Elizeu Ventania, em Mossoró.
“Os membros do Comitê foram eleitos em plenárias realizadas nos municípios polo que integram a Bacia Hidrográfica do Rio Apodi-Mossoró. São eles: Pau dos Ferros, Apodi e Mossoró. No entanto, antes da escolha, foram realizadas plenárias de mobilização, nessas cidades, de forma a discutir a importância desse órgão colegiado, além de repassar informações gerais sobre o seu funcionamento para os interessados”, afirma o professor Ramiro Camacho.
No município de Pau dos Ferros foi realizada a plenária setorial para escolher os representantes do poder público municipal. Dos 52 representantes, 21 foram credenciados para a votação. Foram eleitos: Prefeitura Municipal de Mossoró (Prefeitura Municipal de Areia Branca como suplente); Prefeitura Municipal de Apodi (Prefeitura Municipal de Itaú como suplente); Prefeitura Municipal de Umarizal (Prefeitura Municipal de Messias Targino como suplente); Prefeitura Municipal de Pau dos Ferros (Prefeitura Municipal de Portalegre como suplente); e Prefeitura Municipal de Luís Gomes (Prefeitura Municipal de Venha Ver como suplente). Em Apodi, foi realizada a plenária setorial para escolher os representantes da Sociedade Civil. Dos 35 representantes credenciados, 24 foram habilitados para a eleição.
O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte (IFRN) e a Uern foram eleitos na categoria Entidades de Ensino e Pesquisa. Já na categoria Organizações Não-Governamentais foram eleitos: Diaconia (Associação de Agricultores Agroecológicos Oeste Verde como suplente); Coopervida (Associação dos Criadores de Caprinos e Ovinos de Mossoró e Região como suplente); Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Apodi (Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental como suplente); Cooperativa de Trabalho para Desenvolvimento Sustentável do Alto Oeste Potiguar (Associação para Desenvolvimento Pecuário como suplente); Conselho Comunitário de Ponta do Mel (Associação Social e Desportiva Ponta do Mel como suplente); Associação dos Agricultores Familiares do Sítio Santa Cruz II (Associação dos Posseiros do Assentamento Milagres como suplente); e Associação Comunitária Rural Abderramant (Associação Comunitária de Cacimba do Meio como suplente). Já em Mossoró, foi realizada a plenária setorial para escolha de representantes entre os usuários de água. Dos 76 representantes, 46 foram habilitados. Na categoria Abastecimento Público, foi escolhida a Companhia de Águas e Esgotos do Rio Grande do Norte (Caern). Na categoria Indústria e Mineração, foram eleitos: Sindicato da Indústria da Extração do Sal no RN (Comércio e Indústria de Moagem e Refinação Santa Cecília como suplente); Petrobras (F. Souto Indústria e Comércio de Sal S.A. como suplente); e Norte Salineira S.A. (Salinor como suplente).
Na categoria Irrigação e uso agropecuário, foram escolhidos: Coex (Weverton Bezerra da Costa como suplente); Francisco Antonio Gama (Antonio Lázaro Virgínio como suplente); Antonio Kaébino da Costa Pinto (Rogério Targino da Silva como suplente); Igor de Azevedo Arruda (José Lacerda da Costa Silva como suplente; Josean Fábio dos Santos (Antonio Ferreira de Melo como suplente). Na categoria Aquicultura e Pesca, foram eleitos: Colônia de Pescadores Z 22 “Pescador Gustavo Alves” (Francisco Lafaiete Freire Diógenes como suplente); Anaeel Alves Medeiros (Geraldo Vicente da Costa Neto como suplente); Colônia de Pescadores Z 08 Areia Branca (Anikelle Costa Salviano como suplente).

Postar um comentário

0 Comentários