Previsão de chuva abaixo da média para o ano de 2013

O final do ano de 2012 e início de 2013 serão marcados pela previsão de chuvas que varia entre normal e abaixo do normal. A média de chuvas para o semiárido potiguar deverá ficar entre os 70 e 100 milímetros nos meses de janeiro e fevereiro quando começa o período chuvoso.
Pelo menos é o que foi anunciado pelos meteorologistas, pesquisadores e técnicos de vários estados que estiveram reunidos em Campina Grande, na Paraíba, na II Reunião de Análise e Previsão Climática para o Setor Norte da Região Nordeste.
De acordo com os meteorologistas, a reunião faz parte de uma série de encontros periódicos entre meteorologistas, pesquisadores e técnicos acerca da previsão climática para o semiárido.
Mesmo assim, os pesquisadores do RN e Ceará, que na última reunião realizada no final de outubro discordaram do parecer dos demais colegas, continuam com o mesmo pensamento.
Para o meteorologista da Emparn, Gilmar Bristot, os dados utilizados no estudo são de novembro, isso implica na possibilidade de mudanças nesse panorama.

Segundo Bristot, o Oceano Atlântico Norte está “aquecido”. Essa variável aponta para um período chuvoso desfavorável. “No entanto, isso pode sofrer modificações. Caso o oceano sofra um processo de resfriamento em dezembro e principalmente em janeiro, o prognóstico muda. É preciso acompanhar para ver o comportamento nos próximos meses”, esclarece.
O estudo foi feito por meio de uma parceria entre técnicos da Aesa, do Centro de Previsão do Tempo e Estudos Climáticos/Instituto de Pesquisas Espaciais (CPTEC/INPE), do Instituto Nacional de Meteorologia (INMET) e de membros de diversos centros estaduais de meteorologia do Nordeste.

Postar um comentário

0 Comentários