Operação retira mais de mil toneladas de lixo somente no fim de semana

Mutirao_de_limpeza
NATAL - A Operação Limpa Natal, mutirão de limpeza da Companhia de Serviços Urbanos de Natal (Urbana) iniciado no final de semana, retirou da zona Leste da capital mais de mil toneladas de lixo. O trabalho foi iniciado nas primeiras horas da manhã do sábado e teve continuidade no domingo.

Durante dois dias, cerca de 150 garis realizaram a limpeza nos bairros de Mãe Luíza, Cidade Alta, Rocas, Ribeira, Santos Reis, Praia do Meio, Petrópolis, Tirol, Alecrim, Lagoa Seca, Quintas e bairro Nordeste. Para otimizar a operação, foram utilizadas seis máquinas, 32 caçambas e equipamentos da Urbana, Exército, Marinha, Aeronáutica, CBTU, DER, Sinduscon, Fecomércio e demais parceiros do mutirão Limpa Natal, com apoio do Ministério Público do Rio Grande do Norte.
O trabalho de limpeza foi acompanhado pelo prefeito do Natal, Paulinho Freire (PP), juntamente com o presidente da Urbana, João Bastos, o promotor de Defesa do Meio Ambiente, João Batista Machado, o interventor da Urbana, Lúcio Henrique Pereira Torres, além do diretor da empresa Líder, Alexandre Maia, que foi convocado pelo promotor do Meio Ambiente para acompanhar a operação em razão das muitas reclamações de moradores das áreas visitadas sobre a falta de coleta regular.
O chefe do Executivo municipal iniciou a visita aos pontos por um trecho localizado embaixo do viaduto do Baldo, na Cidade Alta, entre a avenida Deodoro da Fonseca e rua Mermoz, onde havia uma grande quantidade de lixo acumulado.
"Este e diversos outros pontos da cidade, já estavam se transformando em áreas de grande lixão. Nossa atuação, em conjunto com as entidades parceiras, deixará a cidade limpa até o final do ano", disse o prefeito Paulinho Freire.
A comitiva também esteve em pontos situados em Mãe Luíza, localizados próximos ao farol, a unidade de saúde deste bairro, na rua do Motor, por trás do Hospital Universitário Onofre Lopes (HUOL), em um terreno baldio localizado na comunidade São José, no Alecrim, conhecido como o "Maconhão", encerrando a peregrinação do sábado, da Operação Limpa Natal, na rua 25 de dezembro, na Praia do Meio, por trás do antigo hotel Reis Magos. 
Detritos se espalham por várias localidades em grande quantidade
Em todos estes locais os integrantes das entidades envolvidas no mutirão encontraram uma grande quantidade de lixo acumulado com restos de metralha, de podação e muito lixo doméstico, além de mau cheiro e moscas.
Paulinho Freire, João Basto e João Batista Machado aproveitaram a oportunidade para conversar com moradores, pedindo que contribuam com a operação, não colocando lixo nestes locais, principalmente depois de concluída a limpeza feita durante mutirão.
O presidente da Urbana, João Bastos, anunciou o telefone 3232.9999, para que os moradores façam denúncias, caso flagrem pessoas colocando lixo nestes locais. "Nossa previsão é que sejam retiradas neste primeiro final de semana da operação um mínimo de 80 toneladas de lixo", disse.
A operação também encontrou exemplos de cidadania de moradores que se engajaram espontaneamente e ajudavam os garis a fazer a "limpeza fina", depois que as máquinas pás mecânicas retiravam o lixo pesado e grosso. Durante toda esta semana, os garis continuam com a limpeza no bairro de Mãe Luíza.
Um cronograma foi montado para atender toda a cidade. Na zona Norte, a limpeza será realizada nos dias 15 e 16; na zona Oeste, dias 22 e 23; e na zona Sul, nos dias 30 e 31. Além dos finais de semana, os serviços de varrição, capinação e pintura de meios-fios estão sendo feitos nos principais corredores e vias secundárias da cidade diariamente.

Fonte: O Mossoroense/Cidade News Itaú

Postar um comentário

0 Comentários