ASTRONOMIA: Curiosity encontra traços de carbono em Marte



A sonda Curiosity, da NASA, realizou sua primeira análise completa de um trecho do solo de Marte. Em meio às areias do planeta, ela encontrou água, cloro, enxofre e indícios de compostos à base de carbono, elemento essencial para a vida.

O anúncio foi feito por cientistas da agência espacial nesta segunda-feira, em uma apresentação realizada na conferência da União Geofísica Americana, em São Francisco, nos Estados Unidos.

Os cientistas, no entanto, dizem que ainda é cedo demais para tirar qualquer conclusão sobre a presença de vida no planeta. "Apenas encontrar carbono em algum lugar não significa que ele tenha algo a ver com a vida, ou mesmo com um ambiente habitável", disse John Grotzinger, pesquisador do Instituto de Tecnologia da Califórnia.

Mesmo com carbono e água, a vida precisa de outros elementos químicos para se formar e evoluir, como enxofre, oxigênio, fósforo e nitrogênio.

Segundo os pesquisadores, nem mesmo os indícios da presença de carbono são conclusivos. Para examinar determinada quantidade de areia, a Curiosity precisa escavar um trecho do solo e fazer com que todo o material volátil evapore.

Somente mais estudos e análises de outros trechos de solo podem ajudar os pesquisadores a chegarem a uma conclusão. As informações são da revista veja.

Postar um comentário

0 Comentários