Navio-patrulha adquirido pela Marinha do Brasil atraca em Natal


Navio Amazonas (Foto: Marinha do Brasil)


O Navio-Patrulha Oceânico (NPaOc) “Amazonas” atracou na Base Naval de Natal na tarde desta quarta-feira (19). Adquirida junto ao Reino Unido, a embarcação foi incorporada à Marinha do Brasil no dia 29 de junho passado. O Amazonas fica em Natal até o dia 23, quando parte rumo ao porto de Salvador e, em seguida, à Base Naval do Rio de Janeiro.
Antes de chegar ao Brasil, o Amazonas fez escalas em portos da Europa e da África. Em Natal, o navio-patrulha foi recebido pelo comandante do 3º Distrito Naval, vice-almirante Bernardo José Pierantoni Gambôa. Durante a estadia na Base Naval de Natal, a embarcação vai passar por inspeções e testes necessários para a realização de uma Vistoria de Segurança de Aviação.
Desde que suspendeu de Portsmouth, no Reino Unido, com destino ao Brasil, o navio realizou exercício de demonstração de ações antipirataria e treinamentos de manutenção entre navios com a Guarda Costeira de Cabo Verde, a Força Naval do Benin, a Marinha da Nigéria e a Guarda Costeira de São Tomé e Príncipe.

O navio, construído pela empresa BAE Systems Maritime – Naval Ships, recebe o mesmo nome da classe em que se enquadra. Essa classe deverá contar com mais duas embarcações até 2013: navio-patrulha oceânico “Apa” e navio-patrulha oceânico “Araguari”, todos nomes de rios brasileiros.
O Amazonas teve sua construção iniciada em 15 de fevereiro de 2008, com o batimento de quilha em 15 de junho do mesmo ano. Foi lançado ao mar em 10 de fevereiro de 2009 e sua construção foi finalizada em setembro de 2010.
O navio-patrulha Oceânico Amazonas foi projetado e construído para atender às necessidades de fiscalização de extensas áreas marítimas. Devido à sua autonomia e capacidade de operar com helicóptero e duas lanchas, contribuirá com os demais

Postar um comentário

0 Comentários