O tamanho de uma movimentação política

Blog do Toinho
As pessoas usam diferentes critérios para medir os tamanhos das manifestações políticas. Uns usam a paixão pelo partido que torcem, para esses, as movimentações de seus partidos são sempre as maiores. Outros não têm qualquer critério para definir e outros são bastante criteriosos quanto a isso.

Eu pelo menos, desprezo quantidade de carros e motos para determinar o tamanho das manifestações políticas em um pleito. É um critério pouco válido em minha singela opinião. Em um pleito existem muitos marreteiros (aproveitadores).

Quando qualquer grupo político vai fazer uma manifestação, fornece combustível e existe uma equipe grande de aproveitadores que vão a todas as movimentações desde que o combustível seja fornecido. Algo semelhante ocorre com os carros. Isso sem contar que muito deste fornecem serviços as prefeituras e por vezes são obrigados a ir.

Um critério que uso muito para determinar o tamanho das movimentações políticas é a quantidade de gente á pé. À frente e atrás dos paredões que embalam os arrastões. Se o arrastão vem emalado ou não somando a extensão da passeata.  Isso sim, eu levo muito em consideração em meus critérios.

Outro critério que vejo, é a largura das ruas por onde as movimentações passam, bem como onde as concentrações começam e terminam. Uma rua estreita ou larga pode dá diferentes impressões a quem assiste.

Adiciono a esse critério, o fato das pessoas ficarem ouvindo os seus candidatos discursarem até o final, quando os chamados arrastões param. Vejo esses critérios acima citados como bastante salutares.

Postar um comentário

0 Comentários