CIÊNCIAS E A SAÚDE: DSTs - A gonorreia


Nisseria gonorrheae

Está comprovado cientificamente que o sexo é saudável, quando feito de forma correta. O grande problema reside na falta de proteção, boa parte das pessoas não se protege. Claro que a falta de proteção facilita a transmissão de doenças sexualmente transmissíveis, entre as quais está a gonorréia.

Gonorreia e uma infecção sexualmente transmissível causa por uma bactéria: A Nisseria gonorrheae. A doença atinge principalmente a uretra, canal que liga a bexiga ao meio externo. Entre os sintomas dessa perigosa DST podemos citar um corrimento de cor esverdeado. No entanto, nunca é demais lembrar que os sintomas nem sempre são perceptíveis, especialmente nas mulheres que pode lhe causar diversas conseqüências.

Devemos lembrar que a gonorréia não atinge apenas a uretra, ela pode atingir também outras partes do corpo com o ânus a garganta, no caso da relação sexual por essas outras duas vias com a pessoa infectadas pela bactéria.

Os primeiros sintomas da gonorréia aprecem entre dois a cinco dias após a infecção. Nos homens, os sinais podem levar ate um mês para aparecerem. Algumas pessoas podem inclusive nem apresentar indícios, fato que aumenta os riscos de complicações e transmissão para mais indivíduos.

O diagnóstico clinico é bem visível, no entanto, o exame concreto é feito com o exame da secreção que é expelida pela uretra. Em tempos outrora, apena o suo de antibiótico tratava o doente, o problema é que com o tempo a bactéria criou resistência a esse medicamento. Assim, costuma-se usar uma associação de medicamentos para tratar o paciente com gonorréia.

Uma vez diagnosticada, o doente o seu (a) parceiro (a) também deve ser tratados. O tratamento é simples, barato e está gratuitamente a disposição dos pacientes na rede pública de saúde. Mas para evitar esse problema o melhor mesmo é a prevenção. Faça sexo só dentro do casamento, ou então use a camisinha.

Postar um comentário

0 Comentários