Apodi: Escola Valdemiro Pedro Viana realiza evento sobre abolição dos escravos


Na semana em que se comemora a assinatura da Lei Áurea, a Escola Estadual Valdemiro Pedro Viana realizou uma palestra com os Estudantes do Ensino Médio sobre os 388 anos de escravidão oficial no Brasil.

A palestra do evento teve como foco o processo de escravidão negra no Brasil, desde a chegada dos Africanos, o trabalho forçado, passando pela formação dos Quilombos, as leis abolicionistas que antecedem a abolição, a assinatura da Lei Áurea e por ultimo foi destacado a situação dos negros pós a abolição.


"A escola tem esse papel pedagógico de mostrar aos alunos esses fatos históricos que envergonham a humanidade. Ao mesmo tempo temos que mostrar as futuras gerações a importância dos negros na formação cultural, econômica e social do Brasil", destacou a vice-diretora Fernanda Morais.

"Está é uma História de tragédia, descaso, preconceito, injustiça, e dor, que o Brasil carrega até os dias de hoje", disse o coordenador pedagógico Professor Ivanildo. No próximo dia 13 de Maio, as 15h, completarão 129 anos que a princesa Isabel assinou a lei Áurea.

A tolerância, o respeito, o reconhecimento, o pedido de desculpa, aos remanescentes dos africanos foi à tônica no encontro na escola Valdemiro Pedro Viana.

Assessoria de comunicação da escola

Postar um comentário

0 Comentários