Preso é achado morto em cadeia no RN; é o 8ª caso deste ano no sistema

Cadeia Pública de Caraúbas (Foto: Divulgação/PM)

Um preso foi encontrado morto na manhã desta sexta-feira (15) na Cadeia Pública deCaraúbas, na região Oeste do Rio Grande do Norte. De acordo com a direção da unidade, o detento foi encontrado por outros presos, dependurado pelo pescoço em uma grade.

Diretora da Cadeia Pública de Caraúbas, Ivna Benevides disse que o preso foi identificado como Raí Bezerra de Medeiros, de 20 anos. Ele cumpria pena por homicídio. “Os presos gritaram avisando que ele estava lá. Quando os agentes entraram, ele estava pendurado no último portão com uma corda enrolada no pescoço”, revelou.

Ainda de acordo com a diretora, apesar da situação ainda não é possível afirmar se o preso foi assassinado ou se cometeu suicídio. “Acionamos o Instituto Técnico-Científico de Polícia (Itep) para fazer a perícia. Apenas com os laudos será possível dizer o que realmente aconteceu com ele”, ressaltou Ivna.

Mortos em presídios
Agora, são oito os casos de presos mortos dentro do sistema carcerário potiguar somente este ano.

Ano passado, 28 homens morreram dentro de unidades carcerárias do RN. Deste total, 25 foram assassinados a facadas ou encontrados enforcados, mortos em condições suspeitas. Outros dois morreram soterrados após o desabamento de um túnel na Penitenciária Estadual de Alcaçuz. E, no início de 2015, um adolescente morreu ao ser baleado em uma unidade para cumprimento de medida socioeducativa durante uma tentativa de resgate no Ceduc de Caicó.

Os números são da Coordenadoria de Análises Criminais da Secretaria Estadual de Segurança Pública.

A renovação, assinada pelo governador Robinson Faria, foi publicada na edição do dia 17 de março do Diário Oficial do Estado (DOE). O documento diz que a renovação tem por objetivo "legitimar a adoção e execução de medidas emergenciais que se mostrarem necessárias ao restabelecimento do seu normal funcionamento".