STTR de Apodi/RN irá realizar reunião em Apodi com presença de IGARN e SEMARH.

Na próxima quarta feira, dia 18 de novembro, estará acontecendo mais uma reunião que irá abordar a problemática vivida pelos agricultores e agricultoras familiares de Apodi nas últimas semanas. Dezenas de pequenos agricultores de Apodi foram autuados por técnicos do Instituto de Gestão das Águas do Rio Grande do Norte estiveram aplicando dezenas de autuações em áreas de pequenos agricultores que estão localizados na região do vale do Apodi. 

Sem um debate ou aviso prévio a ação provocou preocupação nos agricultores que dependem de sistemas de irrigação para desenvolverem suas práticas, o que tem trazidos muitas dúvidas ao campesino. Diante do cenário o Sindicato dos Trabalhadores e das Trabalhadoras Rurais de Apodi já realizou uma serie de reuniões com agricultores envolvidos e com parceiros que atuam no campo da agricultura familiar de Apodi/RN. 

Já na próxima quarta feira, 18 de novembro a partir das 09 horas da manhã, o STTR de Apodi/RN estará realizando uma reunião com os órgãos estaduais que trataram da questão hídrica do RN, a reunião terá como objetivo principal sensibilizar os órgãos estaduais para que não se penalize o agricultor familiar que tem sobrevivido de forma digna diante de tamanha escassez, tanto com relação à questão hídrica, assim como a falta de politica publica para o público da agricultura familiar.

Já confirmaram presença o Diretor Geral do IGARN – Josivan Cardoso; SEMARH – Iza Lúcia; Ramiro Camacho – Comitê da Bacia do Rio Apodi Mossoró, membros do Conselho Estadual de Recursos Hídricos. Além de várias entidades e organizações que atuam na área da agricultura familiar no Rio Grande do Norte e no Estado do Ceará, como é o caso da Cáritas de Limoeiro/CE, Núcleo Tramas da UFC, CPT-Mossoró, Centro Feminista 8 de Março, Movimento 21 do Estado do Ceará, Laboratório de Cartografia do Ceará entre outras participações que ocorrerão na reunião.