Apodi: Vacinação Contra Raiva Animal em Cães e Gatos

A adesão da população às Campanhas de Vacinação contra Raiva tem mantido o município livre da raiva em humanos e em cães e gatos em Apodi – RN.

Embora a raiva esteja controlada nessas espécies, isso não nos isenta da vacinação anual que, além de obrigatória por lei, é o fator de maior relevância para garantir a manutenção de controle da raiva nas populações de cães e gatos e por consequência para a população humana.

A Campanha de Vacinação de Cães e Gatos começou hoje (16) na zona rural do município. A meta é vacinar 7.693 animais entre cães e gatos, as equipes estão vacinando casa a casa. Na próxima segunda feira, dia (23) iniciará na zona urbana.

“A raiva é uma doença transmissível de animal para animal e de animal para o homem. Ela se caracteriza pelo contágio direto, isto é, por meio de mordidas, arranhões e lambidas de qualquer mamífero infectado. O único meio de prevenir a ocorrência da doença em áreas urbanas é por meio da vacinação anual de cães e gatos”, destacou o veterinário Pollastry Diógenes.