Postagem no Tumblr que iniciou a discussão sobre a cor do vestido (Foto: Reprodução/Tumblr)
"Gente, por favor, me ajudem! Este vestido é branco e dourado ou azul e preto?". Assim começou a polêmica que toma conta da internet desde a noite desta quinta-feira (26) e está entre os assuntos mais comentados do Twitter, no Brasil e no mundo, na manhã desta sexta-feira.
A dúvida surgiu em uma foto postada por uma internauta em seu Tumblr e rapidamente se alastrou nas redes sociais.
O Twitter se dividiu entre as pessoas que acham que o vestido é #PretoeAzul e as que acham que ele é #BrancoEDourado e a 'briga' gerou um número incontável de piadas e comentários (veja abaixo).
Celebridades como Ellen DeGeneres, Taylor Swift e Kim Kardashian também entraram na discussão.
Segundo a 'Wired', a grande polêmica sobre qual é a real cor do vestido está ligada à maneira como nosso cérebro interpreta a luz que chega pela nossa retina para transformá-la em imagem.
Um neurocientista entrevistado pela revista explica que os seres humanos evoluíram para enxergar à luz do dia, mas essa luz muda de cor. A tentativa do cérebro de compensar a variação cromática seria a responsável por fazer com que as pessoas vejam o vestido de maneira diferente.
"Este é o vestido que eu vi no dia do casamento. Azul e preto. É apenas uma foto, mas é tão estranho!", escreveu a internauta (Foto: Reprodução/Tumblr)
Afinal, qual é a cor?
Para chegar a uma conclusão, a BBC usou um software de edição de imagens para analisar os tons do vestido. Após a análise, a conclusão foi a de que o vestido é, na verdade, azul e preto.
"Ao aumentar a saturação - tornando as cores existentes mais fortes, mas sem acrescentar novas cores - o vestido aparece azul para todos", afirmou a editora de fotografia do Serviço Mundial da BBC, Emma Lynch.
Outra foto publicada posteriormente pela usuária do Tumblr acaba com as dúvidas: o vestido é mesmo azul e preto.
Será que Fernanda Souza viu Jesus no vestido? (Foto: Reprodução/Twitter)
"É dourado e eu não me importo". "Agora é azul e feio", opina o 'Grumpy Cat'. (Foto: Reprodução/Twitter)