Município de Apodi reduz pela metade número de homicídios durante 2014

O município de Apodi registrou uma queda acentuada no número de crimes de homicídios durante o ano de 2014, quando comparado com o ano anterior. O fato surpreendeu até o especialista em segurança pública Ivenio Hermes, ele disse que o município está registrando o contrário do que é visto diariamente em todo o estado.

Em 2014, a Polícia Militar registrou setes crimes violentos letais e intencionais em Apodi, metade do que foi registrado em 2013, considerado o ano mais violento da história do município.

De acordo com Ivenio Hermes, essa redução se dá devido à da atuação do poder público municipal e da polícia local, que provoca naturalmente a migração do crime.

"A redução dos homicídios, haja vista que não houve um investimento por parte do estado na polícia e em políticas públicas, é consequência da migração natural do crime, onde o crime que estaria acontecendo em Apodi migrou para outra cidade próxima. Outra causa dessa redução seria o comportamento dos gestores municipais", concluiu.

Para manter essa redução no número de homicídios, o estudioso diz que é importante o investimento em medidas socioculturais e educativas, tirando os jovens da ociosidade.

"Se tiver investimento em resgatar os jovens que estão sem emprego, em evitar que esse jovens caiam nas mãos dos criminosos, nós já vamos ter um grande resultado. Também tem as políticas educativas para a polícia e para a população, no sentido de aprender a como se portar durante uma fiscalização, tanto do lado policial quanto do lado do cidadão. Juntando essas duas coisas com investimento em cultura, fazendo o resgate da família, a gente vai ver, com certeza, uma Apodi dando exemplo no ano que vem, mas do que já deu em 2014", explanou Ivenio.

Ivenio Gomes