RN FECHA ANO DE 2013 COM 148 PROFISSIONAIS EM ATUAÇÃO PELO MAIS MÉDICOS

O Rio Grande do Norte recebeu 148 profissionais do programa Mais Médicos em 2013. O balanço foi divulgado nesta terça-feira (31) pelo Ministério da Saúde. Do total, 15 são formados no Brasil e 133 no exterior. O governo federal informa que os próximos novos profissionais devem começar a trabalhar após o término do terceiro ciclo de adesão, cuja fase de seleção ainda está em curso.

De acordo com o Ministério da Saúde, os médicos do terceiro ciclo devem iniciar suas atividades em janeiro, se formados no Brasil, e em fevereiro, no caso de diplomados no exterior. Nesta etapa estão sendo contemplados municípios que ainda não receberam nenhum profissional do programa. Até o momento, o órgão ministerial contabiliza 87 municípios atendidos no RN.

Os médicos participantes estão trabalhando na atenção básica de 2.177 municípios brasileiros e em 28 Distritos Sanitários Especiais Indígenas (DSEI). Dentre as cidades atendidas, 69% (1.222) apresentam mais de 20% da população em situação de pobreza extrema e concentram quase metade dos profissionais do programa (2.916). A meta do Ministério da Saúde é chegar, até março de 2014, a 13 mil médicos, atingindo, assim, 45,5 milhões de brasileiros.

O estado que conta com o maior número de médicos do programa é a Bahia, que recebeu 787 profissionais. Em segundo lugar, vem o estado de São Paulo, que conta com 588 médicos, seguido pelo Ceará, com 572, e pelo Maranhão, com 445 – sendo este último o estado com menor índice de médicos por mil habitantes do país (0,5).

Do G1/RN/Via: Martins Politica

Postar um comentário

0 Comentários