PAPA SUBSTITUI A COMISSÃO QUE SUPERVISIONA O BANCO DO VATICANO

O papa Francisco substituiu por completo a comissão de cardeais encarregada de supervisionar o controvertido banco do Vaticano, o Instituto de Obras para a Religião e nomeou uma nova equipe, informou nesta quarta-feira a Santa Sé. 

A decisão foi anunciada poucos dias antes de ser divulgado um relatório com as reformas que serão aplicadas na entidade, envolvida por anos em escândalos de lavagem de dinheiro e intrigas internas. 

Apenas um cardeal, o francês Jean-Louis Tauran, continuará fazendo parte da comissão, da qual foram destituídos o ex-secretário italiano Tarcisio Bertone, braço direito de Bento XVI, criticado por sua gestão da Cúria Romana, o italiano Domenico Calcagno, o brasileiro Odilo Sherer e o indiano Telesphore Toppo. 
Francisco decidiu destituir a comissão antes da conclusão de seu mandato, apesar de ter sido nomeada por Bento XVI pouco antes de apresentar sua renúncia em fevereiro de 2013. 

Entre os nomeados, figura o atual Secretário d Estado, o italiano Pietro Parolin, o cardeal austríaco Christoph Schönborn, um dos religiosos mais rspeitados da Europa, o canadense Thomas Christopher Collins e o espanhol Santos Abril y Castelló.

Postar um comentário

0 Comentários