Governadora Rosalba assina ordem de serviço e obras do Pró-Transporte serão reiniciadas amanhã


Após seis anos de espera, obra orçada em R$ 88 milhões tem ordem de serviço assinada e terá 24 meses para conclusão.

Depois de mais de seis anos de espera, as obras do Pró-Transporte – que contempla as principais vias da zona Norte de Natal – devem ser reiniciadas a partir da próxima quarta-feira (6). Na manhã de ontem (4), a governadora Rosalba Ciarlini e a secretária Estadual de Infraestrutura, Kátia Pinto, assinaram a ordem de serviço para retomada das obras do Pró-Transporte. Até o momento, apenas o Viaduto localizado na avenida das Fronteiras foi feito, quando a obra ainda estava sob a responsabilidade da Prefeitura.

A obra orçada em R$ 88 milhões será executada pela IM Comércio e Terraplanagem Ltda., com previsão de conclusão de 24 meses.

A obra será iniciada na próxima quarta-feira, com intervenções nos primeiros três quilômetros da avenida Moema Tinoco, no trecho da estrada carroçável sentido BR-101/Natal. Os serviços iniciais correspondem a limpeza da área e, posteriormente, a terraplanagem. No trecho, o serviço executado dentro do Pró-Transporte é de implantação de pista simples, não havendo necessidade de um grande número de desapropriações.

A titular da Secretaria de Infraestrutura, responsável pela fiscalização da obra, explicou os motivos que atrasaram o reinício da obra. Inicialmente, foi necessário fazer a reestruturação do projeto, na concepção técnica, junto a Caixa Econômica Federal, atualização de quantitativo e preço. Em seguida, foi necessário fazer um novo processo licitatório, que terminou no início de agosto. Desde então, segundo a secretária Kátia Pinto, os esforços foram no sentido de solucionar as questões ligadas às licenças ambientais complementares. “Essa obra nunca teve as licenças ambientais completas e hoje já tem. Além disso, trabalhamos várias condicionantes e hoje sanamos todas as pendências e damos a ordem de serviço para iniciar a obra pela parte da Moema Tinoco, que hoje é pirraçada, até a BR-101″, destacou a secretária Kátia Pinto.

Ao longo da obra estão previstas aproximadamente 300 desapropriações. Para solucionar e minimizar o problema das desapropriações, já foram feitas, pela Secretaria de Infraestrutura, quatro reuniões com a comunidade, reunindo aproximadamente 180 famílias. “A Procuradoria Geral do Estado está trabalhando junto com essas famílias para resolver essa situação, já que algumas residências são invasões. Já temos caracterização de cerca de 40 imóveis”, afirmou a secretária. Para o início da construção do Viaduto da Redinha será necessário fazer a desapropriação de, pelo menos, 12 imóveis.

A obra consiste na criação de dois grandes eixos em pista dupla. O primeiro, chamado de Eixo Moema Tinoco/Conselheiro Tristão, corresponde a implantação do Viaduto da Redinha, na saída da Ponte Newton Navarro, seguindo com a reestruturação da avenida Conselheiro Tristão que se estende até o encontro com a avenida Moema Tinoco, na altura da fazenda de França. O semáforo vai ser eliminado. Todo trecho será duplicado, até o início do trecho em estrada de terra, e a partir desse ponto a reestruturação segue em pista simples.

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