Prefeitura apoia a coleta de sangue realizada pelo Hemocentro Mossoró


A Prefeitura de Apodi deu apoio à unidade móvel do Hemocentro de Mossoró todas as vezes que a unidade móvel de coleta de sangue esteve no município este mês de setembro. A Secretaria de Saúde, com a importante colaboração do Clube de Desbravadores, liderado pelo enfermeiro William Fernandes, e os jovens da Igreja Adventista do Sétimo Dia (IASD), oferecem o suporte necessário para que a unidade móvel realize seu trabalho com tranquilidade, comodidade e eficiência.
Nos dois últimos sábados (21 e 28/09), o Hemocentro coletou um total de 120 bolsas de sangue dos apodienses que entendem que doar sangue é doar vida. O número expressivo de bolsas significa que aproximadamente 480 pessoas serão beneficiadas.
“Parabéns ao Clube de Desbravadores Maranata de Apodi pelo apoio e dedicação nas campanhas, sempre ajudando nos momentos mais difíceis. Agradecemos também a Roberto Hellinks da Secretaria Municipal de Saúde, a Ivonaldo da Escola Estadual Gerson Lopes pela colaboração. Parabéns a população de Apodi que sempre comparece para doar sangue. Agradecemos as rádios FM de Apodi pela ótima divulgação”, declarou Sueli Alencar, a coordenadora da unidade móvel do Hemocentro Mossoró.
O envolvimento do Clube de Desbravadores e dos jovens adventistas acontece devido ao projeto “Vida por Vidas” de doação de sangue promovido pela IASD em oito países da América do Sul. Considerando o desejo de ajudar e a dedicação dos desbravadores e jovens, a Secretaria Municipal de Saúde já sabe que a parceria com eles durante todo o ano resultará numa boa divulgação, ajustes referentes ao local e um bom auxílio nas atividades do Hemocentro nos dias que a mesma fica estacionada em frente à Escola Estadual Professor Gerson Lopes; local também onde são realizados procedimentos burocráticos como fichamento, entrevista, etc.
“Agradecemos a todos os doadores de sangue de Apodi e a todos que contribuíram de alguma maneira para a campanha de doação desses dois sábados (21 e 28 de setembro). Parabéns e obrigado a todos que se engajaram nesta luta!” declarou Rivanildo Souza, um dos líderes de Desbravadores e doador de sangue.

A expectativa é que no mês de dezembro, o Hemocentro Mossoró esteja de volta à Apodi para mais um período de coleta de sangue. A Secretaria de Saúde continuará apoiando essa iniciativa e apela para que todos os possibilitados doem sangue.

Abaixo estão algumas orientações referentes à doação de sangue:

O doador deve...
- Trazer documento oficial de identidade com foto (identidade, carteira de trabalho, certificado de reservista, carteira do conselho profissional ou carteira nacional de habilitação);
- Estar bem de saúde;
- Ter entre 16 (dos 16 até 18 anos incompletos, apenas com consentimento formal dos responsáveis) e 67 anos, 11 meses e 29 dias;
- Pesar mais de 50 Kg;
- Não estar em jejum; evitar apenas alimentos gordurosos nas três horas que antecedem a doação.

Alguns impedimentos temporários:

- Febre;
- Gripe ou resfriado;
- Gravidez;
- Pós-parto: parto normal, 90 dias; cesariana, 180 dias;
- Uso de alguns medicamentos;
- Pessoas que adotaram comportamento de risco para doenças sexualmente transmissíveis.
Saiba os intervalos para doação:

- Homens: 60 dias (até 4 doações por ano);
- Mulheres: 90 dias (até 3 doações por ano).


Doe sangue com responsabilidade! Em caso de dúvidas, entrar em contato com o hemocentro mais próximo de você!

Postar um comentário

0 Comentários