Equipe DNA Center em treinamento
Foto: Assessoria de Imprensa
|
O câncer de colo de útero é o segundo tumor mais frequente na população feminina, atrás apenas do câncer de mama. Segundo o Instituto Nacional de Câncer (INCA), ele também é a quarta causa de morte de mulheres por câncer no Brasil. Por ano, são 4.800 vítimas fatais e 18.430 novos casos. Os números também apontam que cerca de 20% das mulheres jovens sofrem infecção pelo HPV.
As consultas e exames ginecológicos fazem parte da rotina de boa parte das mulheres, a boa notícia é que os exames de HPV (Papilomavírus Humano - Human Papillomavirus) realizados em Natal, que antes eram enviados para laboratórios fora do Nordeste, agora poderão ser feitos exclusivamente aqui mesmo na capital potiguar, com as mais avançadas tecnologias laboratoriais. “Estamos trazendo técnicas inovadoras que garantem resultado seguro e o melhor: em poucas horas. Essa agilidade é possível já que não será mais necessário enviar as coletas para fora”, informa Roberto Chaves.
O procedimento, um dos mais modernos do mundo, mapeia o DNA do vírus, o que justifica a o alto grau de confiabilidade nos resultados. Durante toda esta semana, uma equipe de bioquímicos está sendo treinada em Natal para implantar o sistema que vai detectar todos os tipos do vírus. Também foi adquirido e instalado no laboratório DNA Center o equipamento Rotor-Gene Q, que possibilita a replicação in vitro do DNA de forma extremamente rápida.
“Estamos trazendo pra Natal um serviço inédito no Nordeste. A partir de agora a população do RN e cidades vizinhas não precisam mais se deslocar para o Sudeste. O exame de HPV passa a ser oferecido aqui mesmo da forma mais inovadora e segura possível. Buscar facilitar a vida das pessoas aqui no Rio Grande do Norte faz parte dos nossos esforços diários”, destaca a bioquímica Thêmis Rocha, da equipe DNA Center.
Além dos exames de HPV, as bioquímicas Juliana Freire, Taíssa Oliveira e Thêmis Rocha passaram por nova formação para diagnóstico de outras doenças virais, tais como Aids, CMV (Citomegalovírus) e Hepatite B.
Assessoria de Imprensa
Anna Karinna | Leide Franco
0 Comentários