Nos dias 08 e 09 de novembro está acontecendo no Centro de Treinamento João Paulo II, em Ponta Negra/ Natal, o Seminário Internacional: Economia feminista, autonomia e soberania para a vida das mulheres, sendo este um espaço de debate sobre o trabalho realizado pelas mulheres, bem como um momento de troca de experiências do Brasil e da América Latina, apontado desafios para a economia solidária.
Esse Seminário finaliza as atividades de gênero do Projeto Balaio de Economia Solidária apoiado com recursos da União Europeia e tem como parceiros as Entidades da Rede Pardal, dentre elas, o Centro de Apoio ao Desenvolvimento da Agricultura Familiar – TERRA VIVA, que tem atuação no município de Apodi.
Dentro da programação aconteceu a apresentação de duas experiências nacionais e três internacionais, sendo que as nacionais foram de Apodi, dos Projetos de Assentamentos Sítio do Góis e Milagre. Com relação ao Grupo de Mulheres Amigas das Abelhas do Projeto de Assentamento Milagre foi socializada a criação desse grupo, os apoios, o trabalho desenvolvido na apicultura, o acesso ao crédito, com destaque para a contratação do I Projeto PRONAF Mulher do Nordeste em 2005, inclusive com a vinda do Presidente Lula, na época ao solo apodiense, para juntamente com as mulheres do Rio Grande do Norte comemorar essa grande conquista.
Para a representante desse grupo, Antônia Maria de Sousa Oliveira (foto abaixo), mais conhecida como Antonieta, esse foi um momento de grande emoção e inesquecível na vida das mulheres, que jamais sonharam em receber um presidente. Com relação à apresentação da experiência nesse tão importante seminário Antonieta relata que é um reconhecimento do trabalho que esse grupo vem desenvolvendo desde 1999, quando o mesmo foi criado, e é um momento de satisfação poder partilhar com mulheres do Brasil e de outros países, como o Paraguai, Chile e Equador.
Estão presentes nesse Seminário também representantes dos Assentamentos Laje do Meio, Paraíso, Nova Descoberta/Soledade, Tabuleiro Grande e Moacir Lucena e da comunidade rural Juazeiro II, além da Feira da Agricultura Familiar de Apodi e do Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais de Apodi. Essa delegação é uma das maiores, o que demonstra a riqueza dos inúmeros grupos de mulheres desse município e da diversificação de produtos que possuem.
Delegação de Apodi |
0 Comentários