O Corinthians mantém a liderança entre as marcas mais valiosas entre os clubes de futebol do Brasil em 2012. Os dados são do estudo da BDO RCS Auditores Independentes, que avalia o valor da marca dos 17 maiores times do país.
Segundo a consultoria, o valor consolidado das marcas em 2012 cresceu 24% em relação ao ranking de 2011, atingindo R$ 5,38 bilhões.
Os clubes que mais cresceram em valor gerado para as suas marcas entre 2004 e 2012 foram o Corinthians, com evolução de R$ 720 milhões; Flamengo, com alta de R$ 469 milhões; São Paulo, com R$ 431 milhões; e Internacional, que avançou R$ 311 milhões.
A metodologia utilizada pela BDO para a avaliação das marcas foi a mesma das outras edições, com a utilização de dados financeiros, pesquisas com o torcedor, informações de marketing de cada clube e dados econômicos e sociais dos brasileiros.
Confira os 10 clubes mais valiosos do Brasil:
Clube | Valor em 2012 | Valor em 2011 |
---|---|---|
*Fonte: Análise BDO | ||
Corinthians | R$ 1.005,5 bilhão | R$ 867 milhões |
Flamengo | R$ 792 milhões | R$ 689,5 milhões |
São Paulo | R$ 771 milhões | R$ 664,2milhões |
Palmeiras | R$ 481,2 milhões | R$ 452,9 milhões |
Internacional | R$ 392,9 milhões | R$ 277,9 milhões |
Santos | R$ 341,6 milhões | R$ 227,9 milhões |
Vasco da Gama | R$ 316,7 milhões | R$ 224,6 milhões |
Grêmio | R$ 316,1 milhões | R$ 162,5 milhões |
Cruzeiro | R$ 205 milhões | R$ 151,3 milhões |
Atlético-MG | R$ 179,1 milhões | R$ 150,5 milhões |
Fonte: Uol Esporte/Cidade News Itaú
0 Comentários