Segundo o Relatório Brundtland (1987), sustentabilidade é "suprir as necessidades da geração presente sem afetar a habilidade das gerações futuras de suprir as suas".
Mas você ainda pode pensar: “o que isso significa na prática?”
Na prática, o conceito de sustentabilidade representa promover a exploração dos recursos planetários com mínimo impacto ao meio ambiente. Pode parecer um conceito difícil de ser implantado e/ou economicamente inviável. Entretanto, mesmo em atividades altamente impactantes ao ambiente, como mineração, extração vegetal ou agricultura em larga escala, é possível a aplicação de práticas sustentáveis. Em vários desses empreendimentos, as ações de sustentabilidade revelaram-se economicamente viáveis e, em muitos casos, lucrativas.
Assim, práticas empresariais que atendem aos parâmetros desustentabilidade têm se multiplicado em vários ambientes comprometidos, contribuído para a melhoria da qualidade de vida. Tais projetos contam com a participação ativa da comunidade, levando também à inclusão social.
Iniciativas e projetos sustentáveis garantirão a continuidade dos recursos naturais e o bem-estar econômico e social da comunidade envolvida e de seus descendentes.
Rede ambiente
0 Comentários