Impressiona o
superdimensionamento que se dá à pesquisa eleitoral dentro de uma campanha. Boa
parte das pessoas que discute o assunto, a propósito, não tem o mínimo
conhecimento técnico sobre o caso.
Na verdade, quase
tudo que envolve o debate sobre pesquisa é assentado no emocional e no
interesse particular ou de grupo. A desinformação e a má-fé terminam se
sobressaindo, em vez da realidade e o bom senso.
Fique certo,
webleitor, não há pesquisa capaz de dar a vitória a um candidato e determinar a
derrota do outro. Pode causar momentânea euforia ou torpor, mas não decide. As
pesquisas são instrumentos indispensáveis ao monitoramento e planejamento de
uma campanha.
Cada grupo sabe
exatamente o que está ocorrendo com base em suas pesquisas e é comum o jogo de
números, o fomento de boatarias.
O mau uso desse
conteúdo, muitas vezes criando expectativa errada em meio à militância, é que
pode causar muito estrago.
Reflita.
fonte apodiario
Por Carlos Santos
0 Comentários