Professora lança manual de redação

Alinhar pensamentos e palavras de forma harmônica e concisa de forma escrita ainda é um entrave para boa parte das pessoas que prestam algum tipo de prova ou concurso. A professora e psicóloga Maria Aliete Nascimento Paiva pôs sua experiência de 36 anos de sala de aula na composição do 'Manual de Redação para Concursados em Geral', que será lançado nesta sexta-feira, às 19h, na livraria Saraiva (antiga Siciliano) do Midway Mall. O manual é focado em dicas para desenvolver melhor uma redação conforme as bancas dos concursos.
"Já ouvi muitas barbaridades vindas de alunos quando o assunto é redação. Cheguei a conclusão que eles se preparavam bem para tudo num concurso, menos para escrever", diz Aliete. Através disso, ela também observou que alguns professores (de cursinhos, escolas, etc) não se informavam das especificidades que as bancas dos concursos dirigem aos concorrentes, e costumam passar informações desencontradas aos alunos. Segundo a professora, o Manual ressalta a importância de se ler o edital, as propostas das bancas.
O Manual traz uma série de dicas, um capítulo sobre o novo acordo ortográfico, e as propostas das bancas, de instituições como Comperve, Esaf, Cesp, FCC (Fundação Carlos Chagas), que costumam ser as mais rígidas em termo de concurso. Maria Haliete também acrescentou um capítulo sobre técnicas para dominar a ansiedade - já que também é psicóloga. Há muitos pormenores a se observar.
Além de aspectos técnicos da escrita, o manual de Maria Aliete também alerta sobre a postura correta que o texto do concursado deve ter para obter a melhor aceitação. "No momento de argumentar sobre algum assunto, deve-se seguir uma linha de raciocínio com lógica e consenso. Nunca se deve evidenciar sua postura política ou religiosa de forma a excluir o entendimento de algum grupo", ensina.
A professora deseja que seu manual siga literalmente a função de seu nome: deve ser manuseado, usado sempre por quem precise. "Não gostaria que comprassem o livro só para guardar na estante. Se usar e não precisar mais, empreste, dê, venda, doe para quem precisa. A função de um manual é ser útil, sempre", afirma. Maria Aliete é professora desde 1976, já publicou um artigo na revista Veja sobre o uso de aspas, e teve textos publicados numa coletânea de artigos da universidade.
Serviço: Manual de Redação para Concursados em Geral. Lançamento sexta, às 19h, na Saraiva do Midway Mall.

Postar um comentário

0 Comentários