5 estratégias do diabo para enganar e destruir as pessoas


Talvez você não saiba, mas há uma terrível guerra espiritual sendo travada neste exato momento. Em João 10:10 Jesus disse: "O ladrão vem somente para roubar, matar e destruir. Mas eu vim para que vocês tenham vida, e a tenham em abundância." Ou seja, assim como há um Deus que nos ama muito, que quer nos dar uma vida feliz e abençoada, há também um ladrão conhecido como Satanás, que luta todos os dias para tentar roubar a nossa paz, e nos destruir. 

Para nos proteger, precisamos conhecer as 5 estratégias que ele mais usa para nos enganar:

1) O diabo tenta nos convencer que Deus não existe

A primeira estratégia do diabo é nos convencer que Deus é fruto da nossa imaginação e que estamos sozinhos nesta Terra. É muito cômodo para uma pessoa não acreditar em Deus, pois se Ele não existe, também não existe pecado, não há necessidade de mudar de vida e nem há um julgamento final. Não teremos que um dia prestar contas de tudo que fizemos, pois quando esta vida passar, sobrarão apenas nossos restos mortais. 

Porém, algo precisa ser levado em consideração: Deus não deixará de existir ainda que milhões de pessoas deixem de acreditar nEle! E talvez você não saiba, mas o próprio Satanás e seus demônios sabem da existência divina e tremem de medo. Veja o que está escrito:

"Você crê que existe um só Deus? Muito bem! Até mesmo os demônios creem - e tremem!" (Tiago 2:19). 

2) O diabo tenta nos convencer que ele mesmo não existe

Fingir que não existe é a estratégia preferida do diabo. Quanta destruição ele tem causado no mundo, influenciando as pessoas a matar, roubar, cometer suicídio, estupros, etc, e quando estas coisas acontecem, achamos que a culpa é somente do ser humano. É verdade que a maldade está no coração do homem, mas o diabo aproveita as brechas para colocar pensamentos e ideias malignas, afim de causar mais destruição.

Por isso, fazer alguém acreditar que ele não existe, é a sua tática mais covarde, pois as pessoas ficam desprotegidas por não saberem que estão sendo atacadas, e acabam sendo as primeiras a cair. Veja o que Jesus disse:

"O diabo foi homicida desde o princípio e não se apegou à verdade, pois não há verdade nele. Quando mente, fala a sua própria língua, pois é mentiroso e pai da mentira" (João 8:44)

3) O diabo tenta nos convencer que a Bíblia não é a Palavra de Deus

Em João capítulo 8, Jesus disse que se conhecermos a Verdade, ela nos libertará. Por isso, o diabo tentará de todas as maneiras nos fazer pensar que a Bíblia é somente um livro escrito por homens e cheio de controvérsias. Ele não quer que sejamos livres e salvos da condenação eterna, por isso fará as pessoas criticarem os ensinamentos de Jesus e até zombar de Sua promessa de voltar a este mundo. Afinal, é mais criticar e inventar desculpas do que obedecer a Palavra de Deus, não é mesmo? Veja o que está escrito:

"O deus desta era (Satanás) cegou o entendimento dos descrentes, para que não vejam a luz do evangelho da glória de Cristo, que é a imagem de Deus" (2 Coríntios 4:4).

4) O diabo tenta mostrar que o pecado é algo normal e divertido

O diabo gosta de enganar, mostrando que o pecado é algo bom e que não traz conseqüências ruins. Ele sussura em nossos ouvidos: "ah, só um pouquinho não faz mal", "você merece ser feliz acima de tudo", "isso não tem nada a ver", "você é quem manda na sua vida", "o que é bonito é para ser mostrado!". Estas são apenas algumas desculpas usadas para transformar aquilo que Deus condena em algo bonito e aceitável. Fuja deste tipo de comportamento. A Bíblia diz:

"Há caminho que parece certo ao homem, mas no final conduz à morte" (Provérbios 14:12).

5) O diabo tenta nos oferecer algo para substituir Deus

Você se lembra do povo hebreu que foi liberto das mãos de Faraó, atravessou o Mar Vermelho a pés enxutos e depois enfrentou o deserto por 40 anos? Certa vez, o líder Moisés teve que subir ao monte Sinai para receber os 10 mandamentos. Ele ficou lá 40 dias, e durante esse tempo, Aarão, seu irmão, construiu um bezerro de ouro para o povo adorar, pois achavam que Moisés não voltaria mais.

Da mesma forma, quando precisamos lidar com o silêncio de Deus e quando parece que as Suas promessas não irão se cumprir, o diabo nos oferece um caminho mais fácil, seja através de um pecado para satisfazer a nossa carne ou algo para ocupar o lugar de Deus. Por exemplo: muitas vezes deixamos de orar, ir à igreja, ler a Bíblia, porque temos aquele "seriado imperdível" para assistir na TV ou porque não “desgrudamos” da internet no celular e daquele jogo super divertido.

Para alguns, o "bezerro de ouro" talvez seja um relacionamento amoroso, o vício da pornografia, a busca por reconhecimento, status, fama, dinheiro, formação acadêmica, etc. Enfim, muitas dessas coisas são boas e necessárias, mas se tornam idolatria quando deixam de priorizar a Deus.
E como podemos vencer esta influência maligna? Os seguintes versículos dão a pergunta:

. "Sejam sóbrios e vigiem. O diabo, o inimigo de vocês, anda ao redor como leão, rugindo e procurando a quem possa devorar" (1 Pedro 5:8).

. "Submetam-se a Deus. Resistam ao diabo, e ele fugirá de vocês" (Tiago 4:7).

. "Vistam toda a armadura de Deus, para poderem ficar firmes contra as ciladas do diabo" (Efésios 6:11).

O diabo sabe, desde o princípio, que seu destino final será terrível. Seu objetivo é levar consigo o maior número possível de almas para o inferno. Mas, se recebemos Jesus como nosso Salvador e Senhor, sabemos que estamos do lado do Vencedor e Ele está disposto a nos proteger e nos ajudar. Não se esqueça, o diabo pode até te tentar, mas a decisão sobre o que fazer, será sempre sua. Então resista, seja forte e fiel, pois o Senhor promete estar sempre ao seu lado!

Postar um comentário

0 Comentários