Canal de irrigação está sem data para conclusão em Apodi

Sistema hidráulico do projeto tem como manancial o rio Apodi, que possui vazão regularizada pela Barragem Santa Cruz do Apodi. Foto: Júnior Santos

Um ano depois do início das obras, a primeira etapa do perímetro irrigado Santa Cruz do Apodi, localizado entre os municípios de Apodi e Felipe Guerra, está com 13% de execução do projeto. De acordo com o engenheiro Marcos Rangel, do Departamento Nacional de Obras Contra a Seca (Dnocs), ainda não é possível definir uma data para finalização do perímetro. Com investimento do Governo Federal na ordem de R$ 280 milhões, obra terá 455 lotes e deve beneficiar 80 mil pessoas na região Oeste do Rio Grande do Norte.

O projeto é criticado por produtores rurais e membros da Comissão Pastoral da Terra (CPT) da Igreja Católica. Segundo os críticos, as famílias que tiveram imóveis desapropriados para dar espaço ao perímetro não foram atendidas adequadamente e, além disso, o novo equipamento vai inviabilizar a produção agroecológica que é desenvolvida por agricultores familiares.

Clique aqui e continue lendo. Por Roberto Lucena.